Reflexo da pandemia Covid-19 nas ações da assistência estudantil: análise nas instituições federais de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e83898

Resumo

Ao redor do mundo, as organizações tiveram que responder ao surto de Covid-19 com informações limitadas e enfrentando muitas incertezas. Assim, o presente estudo objetiva examinar o reflexo da pandemia Covid-19 nas ações da assistência estudantil. Especificamente, analisa quais as ações praticadas antes e durante a pandemia de Covid-19 nas 69 instituições federais de ensino superior do Brasil. Para tanto, revisa a literatura sobre assistência estudantil nas IFES e os efeitos da pandemia de covid-19 nas organizações e no ensino. Utilizou-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e coleta de dados obtida de pesquisa documental. Os resultados apontam que as mudanças nas ações que não envolveram benefícios pecuniários, como oferta de alimentação nos restaurantes universitários e ações de saúde, esporte e cultura, que antes realizadas nas estruturas da universidade, passaram a ser oferecidas, dentro das possibilidades, de modo remoto. Por fim, a área da inclusão digital merece um destaque, tendo em vista que estas ações configuravam última colocação no rol das ações praticadas antes da pandemia. O estudo contribui em demonstrar as fragilidades e as limitações inerentes as ações praticadas pelas IFES, bem como refletir sobre a complexidade das ações que permeiam fazer a assistência estudantil em época de pandemia.

Biografia do Autor

Renato Fabiano Cintra, UFGD

Doutor em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Nove de Julho-SP (PPGA/UNINOVE). Mestre em Administração na Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL). Especialista em Administração - Gestão Financeira pela Universidade Federal da Grande Dourados. Graduado em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente, é Administrador, professor no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, coordenador do Projeto de Pesquisa sobre Assistência Estudantil e líder do Grupo de Pesquisa em Administração e Política Pública, todos pela UFGD.

Helder de Lima Fava, UEMS

Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Especialização em Redes de Computadores e Telecomunicações pela Faculdade Anhanguera de Dourados e Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atualmente, é Técnico de Nível Superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul junto à equipe de Desenvolvimento de Software, na Diretoria de Informática.

Gabriel Viana de Souza, UFGD

Mestre. Graduado em Recursos Humanos pela Universidade Anhanguera – Uniderp, Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal da Grande Dourados e Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública pela UFGD. Servidor público pela UFGD, lotado na seção de Vacância, Aposentadoria e Pensões.

Thiago Bruno de Jesus Silva, UFRB

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Especialista em Controladoria e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente é Professor do Curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

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Publicado

2022-11-28

Edição

Seção

Artigos