A política de desenvolvimento de competências em uma instituição federal de ensino superior: a visão de ocupantes e não ocupantes de cargos de gestão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e84133Palavras-chave:
Competências, Gestão por Competências, Desenvolvimento de Competências, Administração Pública, Instituição Federal de Ensino SuperiorResumo
Seguindo uma tendência internacional, há uma tentativa de implementação da gestão por competências no serviço público federal brasileiro. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar a opinião de diferentes atores organizacionais sobre o conceito de competência, as políticas e as práticas de desenvolvimento de competências empreendidas em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). A abordagem da pesquisa é qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete Técnicos Administrativos em Educação (TAE), sendo três deles ocupantes de cargos de gestão em diferentes áreas. O tratamento dos dados foi realizado com base na análise de conteúdo. Os resultados apontam para existência de diferenças entre as visões de quem ocupa ou não cargo de gestão sobre o que é ser competente, bem como sobre as formas pelas quais os servidores desenvolvem suas competências no âmbito da IFES. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento das práticas de desenvolvimento de competências no contexto estudado. O artigo contribui para a compreensão dos desafios da gestão de competências na administração pública.
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