A estrutura colegiada de uma universidade pública federal sob a perspectiva da abordagem da liderança compartilhada
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e84450Resumo
O objetivo deste estudo é analisar características da abordagem teórica da liderança compartilhada na estrutura colegiada de uma universidade pública federal a partir de uma análise documental. A pesquisa é qualitativa e descritiva, tendo a Universidade Federal de Santa Catarina como caso estudado. Foram procedidas análises documentais da estrutura organizacional da instituição, do caráter colegiado e amplitude das decisões e atores envolvidos. Os resultados apontaram um alto grau de hierarquização vertical com dezenas de instâncias colegiadas, cujas decisões possuem caráter deliberativo. Nas instâncias colegiadas, os resultados evidenciaram a inexistência de liderança top-down, e sim, da liderança compartilhada, prevalecendo a interação colaborativa entre os membros. Concluiu-se que há interdependência entre os órgãos colegiados, o que não inibe uma plataforma de liderança flexível, dinâmica, robusta e responsiva, e que quando a natureza do órgão é especializada, os membros possuem metas coletivas, e quando há objetivos distintos, a relação entre os membros altera a forma de liderança compartilhada.
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