A estrutura colegiada de uma universidade pública federal sob a perspectiva da abordagem da liderança compartilhada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e84450

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar características da abordagem teórica da liderança compartilhada na estrutura colegiada de uma universidade pública federal a partir de uma análise documental. A pesquisa é qualitativa e descritiva, tendo a Universidade Federal de Santa Catarina como caso estudado. Foram procedidas análises documentais da estrutura organizacional da instituição, do caráter colegiado e amplitude das decisões e atores envolvidos. Os resultados apontaram um alto grau de hierarquização vertical com dezenas de instâncias colegiadas, cujas decisões possuem caráter deliberativo. Nas instâncias colegiadas, os resultados evidenciaram a inexistência de liderança top-down, e sim, da liderança compartilhada, prevalecendo a interação colaborativa entre os membros. Concluiu-se que há interdependência entre os órgãos colegiados, o que não inibe uma plataforma de liderança flexível, dinâmica, robusta e responsiva, e que quando a natureza do órgão é especializada, os membros possuem metas coletivas, e quando há objetivos distintos, a relação entre os membros altera a forma de liderança compartilhada.

Biografia do Autor

Jéssica Rocha de Souza Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Administração e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

Júlio Eduardo Ornelas Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor, Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU,  da UFSC. Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU/UFSC

Marco Aurélio do Prado Ginêz, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi Bolsista de Iniciação Científica (IC) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), área da Administração Universitária, atuando no INPEAU/UFSC

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe - IESALC, da Unesco. É professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Chefe do Departamento de Ciências da Administração - CAD e Professor nos Programas de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm e Administração Universitária - PPGAU. É Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU

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Publicado

2022-03-15

Edição

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Artigos