Efeitos da agenda neoliberal nos resultados acadêmicos das Universidades Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e84623

Palavras-chave:

Orçamento das Universidades, Desempenho das Instituições de Ensino Superior, Financiamento da Educação Superior, Agenda Neoliberal

Resumo

Com a emergência de debates acerca do peso dos orçamentos das universidades públicas federais nas contas públicas, torna-se relevante o desenvolvimento de pesquisas científicas que apresentem à sociedade dados sobre tais questões. Nesse contexto, este trabalho buscou identificar os efeitos no desempenho acadêmico das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) causados pela aplicação da agenda neoliberal na formação do orçamento dessas instituições. Para tanto, a metodologia adotada agrupou as universidades a partir das suas similaridades, empregando o método de análise de cluster, e verificou a existência de correlação entre as variáveis de orçamento e de desempenho. Os resultados encontrados apontam para um cenário de desestruturação dos orçamentos da Ifes, representado por ataques ao modelo de financiamento dessas instituições sob argumentos de desempenho ineficiente pautados em análises incompletas ou enviesadas. Além disso, a emergência da aplicação de medidas neoliberais gera indícios à mudança do perfil das ações realizadas no âmbito das universidades, passando de um local de vanguarda na geração do conhecimento científico para uma espécie de prestador de serviço no qual as demandas mercadológicas são supridas mediante aporte financeiro.

Biografia do Autor

Johnatan Rafael Brito, Federal University of Campina Grande

Mestre em economia, doutorando em administração pela UFRN, Professor efetivo da Universidade Federal de Campina Grande.

Jéssica Vivianne da Cunha Silva de Brito, Federal University of Rio Grande do Norte

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigos