Devir ou realidade? O processo de autoavaliação com base na gestão do conhecimento e na teoria institucional
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e86147Resumo
Sob a égide da gestão do conhecimento e da teoria institucional, buscou-se identificar, analisar e compreender os fatores facilitadores e limitantes do processo autoavaliativo em um instituto federal de ensino, para então propor ações de melhoria. Metodologicamente essa pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas com gestores da instituição, observação participante e por meio de pesquisa documental. A análise seguiu os procedimentos da análise de conteúdo e da técnica de triangulação. Os resultados apontam que a estratégia e o apoio da alta gestão; as políticas e práticas de gestão de pessoas; a cultura e o ambiente organizacional; a estrutura e os papéis; os processos e tecnologias; os fatores individuais e a mensuração dos resultados são apontados como potenciais facilitadores e/ou limitantes do processo autoavaliativo. Por fim, conclui-se que a associação das lentes teóricas da gestão do conhecimento e da teoria institucional propiciou um avanço na compreensão do processo autoavaliativo ao evidenciar suas limitações e oportunizar aprimoramentos.
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