Devir ou realidade? O processo de autoavaliação com base na gestão do conhecimento e na teoria institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e86147

Resumo

Sob a égide da gestão do conhecimento e da teoria institucional, buscou-se identificar, analisar e compreender os fatores facilitadores e limitantes do processo autoavaliativo em um instituto federal de ensino, para então propor ações de melhoria. Metodologicamente essa pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas com gestores da instituição, observação participante e por meio de pesquisa documental. A análise seguiu os procedimentos da análise de conteúdo e da técnica de triangulação. Os resultados apontam que a estratégia e o apoio da alta gestão; as políticas e práticas de gestão de pessoas; a cultura e o ambiente organizacional; a estrutura e os papéis; os processos e tecnologias; os fatores individuais e a mensuração dos resultados são apontados como potenciais facilitadores e/ou limitantes do processo autoavaliativo. Por fim, conclui-se que a associação das lentes teóricas da gestão do conhecimento e da teoria institucional propiciou um avanço na compreensão do processo autoavaliativo ao evidenciar suas limitações e oportunizar aprimoramentos.

Biografia do Autor

Juliano Reginaldo Corrêa da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (2022), Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2019), Pós-Graduado em Administração Pública pela Unicesumar (2015), Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Possui experiência em administração de empresas em geral, com foco nas áreas de gestão de contratos, licitações, comércio exterior e gestão de pessoas. Atualmente ocupa o cargo de Administrador no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), atuando nas áreas pertinentes da Administração Geral e Pública.

Maurício Andrade de Lima, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe: Cacador, Santa Catarina, BR

Pós Doutorado em Administração (Estratégia) - UNINOVE (2018); Doutor em Engenharia de Produção - UFSC (2003), Mestre em Engenharia de Produção - UFSC (1999) e Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Universidade de Sherbrook Canadá / IGLU / OUI / UNISUL (2004), Graduado em Ciências Econômicas - UFSC (1992), Graduando em Administração - Universidade Cruzeiro do Sul, Graduando em Filosofia (trancado - Unisul). Professor permanente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração - UNISUL (2011-2020). Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Sociedade - PPGDS/ UNIRP. Grupo de Pesquisas: Gestão Estratégica de Projetos Educacionais - Uninove (2015 - atual); Gestão Educacional - IFSC (2020 - atual); Grupo de Pesquisa em Desempenho Organizacional - UNISUL (2013 - 2020); Grupo de Pesquisa em Estratégia Comportamental - Uninove (2020 - atual) e Colaborador do Centro de Desenvolvimento Sustentável/Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (2017 - atual/ GREENS); Membro do Núcleo Docente Estruturante da Graduação em Administração (NDE) da UNISUL (2012 - 2020). Atuou como Professor de graduação e especialização nas Faculdades SENAC, assim como Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Graduação do curso de Processos Gerenciais (2010 - 2013). Atua como Líder de Tema desde 2019 na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD. Desenvolveu atividades na gestão da UNISUL: De 2001 a 2003 integrou a Assessoria de Planejamento Estratégico (ASPLAN); de 2004 a 2007 atuou como diretor da Unidade Norte da Ilha; de 2007 a 2008 como Analista Econômico-Financeiro da Direção do Campus Grande Florianópolis; de 2008 a 2009 como Controller da UNISUL; de 2009 a 2011 como Assessor Econômico-Financeiro Institucional (Reitoria); Integrante do Comitê de Auditoria Interna - BADESC (2019 - atual).

Alexandre Marino Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC. Pós-doutorado na The Open University, Inglaterra - Reino Unido (2015-2016), graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), Mestre em Administração pela UFSC (1998), Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2004). Professor do Departamento de Ciências da Administração da UFSC desde 2005. Na administração universitária da UFSC já exerceu as atividades de Pró-Reitor de Graduação, Diretor e Vice-Diretor do Centro Socioeconômico, Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (mestrado acadêmico e doutorado), Coordenador do curso de graduação em Administração, modalidades presencial e a distância, além de Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública (2011-2013), integrante do Programa Nacional de Formação em Administração Pública ? PNAP, ofertado na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes). Foi Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (2018-2019) e Coordenador Regional Sul do Colégio de Pró-Reitores de Graduação (2019-2020) - CoGRAD/Andifes. Participou da Comissão de apoio à Gestão do PNAP (2009 a 2015) e foi Presidente do Fórum de área da Administração Pública (2011 a 2014). Na administração pública, no período de 1994 a 2000, desempenhou diversas funções, dentre elas a de Diretor de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina. Atualmente desenvolve suas atividades acadêmicas nos cursos de graduação em Administração e Administração Pública, e nos programas de pós-graduação em Administração (mestrado e doutorado) e Administração Universitária (mestrado profissional). Suas atividades acadêmicas são focadas na Formação de Administradores e Gestores, Administração Financeira, Administração Pública e Universitária.

Clarissa Carneiro Mussi, Universidade do Sul de Santa Catarina

Clarissa Carneiro Mussi é Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo/FEA USP (2008), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2002) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (1996). Atualmente é professora da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação, gestão do conhecimento, sistemas de informação e tecnologia da informação.

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2022-11-28

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Artigos