Atenção à saúde no âmbito do Programa Nacional de Assistência Estudantil em universidades federais do Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e88137

Palavras-chave:

Educação Superior, Estudantes, Saúde, Política pública

Resumo

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), criado a fim de efetivar a Política de Assistência Estudantil aos graduandos do ensino superior público brasileiro, estabelece dez áreas a serem atendidas. No entanto, inexiste uma política nacional que defina normas para sua execução, sobretudo, em relação à área de atenção à saúde. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo mapear as ações de atenção à saúde estudantil existentes nas universidades públicas federais da região Nordeste, bem como sua operacionalização. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que incluiu oito universidades, atuantes exclusivamente com atividades de ensino superior. Os dados foram coletados por questionário eletrônico e analisados pela técnica análise de conteúdo. A partir do mapeamento realizado, verifica-se que todas as universidades pesquisadas oferecem serviços de saúde aos graduandos, apesar da desuniformidade na formação das equipes e da ausência de consenso acerca do direcionamento das ações, sendo comum nas instituições pesquisadas a oferta de serviços de saúde somente aos beneficiários do PNAES. Além disso, os resultados evidenciam que há dificuldades na comunicação e integração dos serviços oferecidos com o sistema de saúde local e as instituições realizam parcerias com órgãos internos e externos visando atender a demanda por serviços de saúde.

Biografia do Autor

Samara Nagla Chaves Trindade, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Nutricionista

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo, Nutricionista da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Barreiras, Bahia, Brasil.

Luciane Bresciani Salaroli, Universidade Federal do Espírito Santo/Professora

Doutora em Ciências Fisiológicas, Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ana Paula Santana Coelho Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo/Professora

Doutora em Epidemiologia, Professora da Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2022-11-28

Edição

Seção

Artigos