Quem tem medo da pós-graduação? Estudo acerca do fenômeno do impostor, estratégias de coping e o perfil acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e90277

Palavras-chave:

Fenômeno do Impostor, Coping, Pós-graduação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender qual a relação entre o Fenômeno do Impostor e as estratégias de coping com o perfil dos acadêmicos da pós-graduação em negócios. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, com a coleta de dados realizada mediante um questionário, que possibilitou obter uma amostra de 533 indivíduos, sendo 146 professores e 387 alunos. Foram adotadas a estatística descritiva e a Análise de Variância (ANOVA). Os resultados demonstram que mulheres sofrem mais com o fenômeno do impostor, buscando o “Suporte Social”. Os homens utilizam mais o “Controle”. Ademais, os de pele mais escura são os que mais sofrem com o fenômeno com estratégias negativas, como “Isolamento”. Os religiosos adotam estratégias de coping positivas e têm menos dificuldade ao enfrentar o fenômeno do impostor. A estratégia de coping mais utilizada por aqueles que praticam exercícios físicos é o “Controle”. Os que não praticam exercícios sofrem mais com o fenômeno do impostor e utilizam a estratégia de “Isolamento” para lidar com as pressões. As contribuições desta pesquisa se devem ao fato de que, especialmente para a área acadêmica, busca-se desenvolver um modelo que tem o intuito de predizer as estratégias para lidar com o fenômeno do impostor.

Biografia do Autor

Rafaela de Almeida Araújo, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará.

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Pós-Doutorando em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração da UNINOVE. Doutor em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará.

Isabella Carneiro Catrib, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Referências

ALVES, M. N.; OLIVEIRA, E. A. M. O efeito do desemprego no stress e coping dos professores do 2º ciclo. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 9, n. 2, p. 335-347, 2008.

BADAWY, R. L.; GAZDAG, B. A.; BENTLEY, J. R.; BROUER, R. L. Are all impostors created equal? Exploring gender differences in the impostor phenomenon-performance link. Personality and Individual Differences, v. 131, p. 156-163, 2018.

BERNARD, D. L.; LIGE, Q. M.; WILLIS, H. A.; SOSOO, E. E.; NEBLETT, E. W. Impostor phenomenon and mental health: The influence of racial discrimination and gender. Journal of counseling psychology, v. 64, n. 2, p. 155, 2017.

BRAUER, K.; WOLF, A. Validation of the German-language Clance impostor phenomenon scale (GCIPS). Personality and Individual Differences, v. 102, p. 153-158, 2016.

CHASSANGRE, K.; CALLAHAN, S. «J’ai réussi, j’ai de la chance… je serai démasqué»: revue de littérature du syndrome de l’imposteur. Pratiques Psychologiques, v. 23, n. 2, p. 97-110, 2017.

CLANCE, P. R. The impostor phenomenon: Overcoming the fear that haunts your success. Peachtree Pub Ltd, 1985.

CLANCE, P. R.; DINGMAN, D.; REVIERE, S. L.; STOBER, D. R. Impostor phenomenon in an interpersonal/social context: Origins and treatment. Women & therapy, v. 16, n. 4, p. 79-96, 1995.

COKLEY, K.; MCCLAIN, S.; ENCISO, A.; MARTINEZ, M. An examination of the impact of minority status stress and impostor feelings on the mental health of diverse ethnic minority college students. Journal of Multicultural Counseling and Development, v. 41, n. 2, p. 82-95, 2013.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Cidade: Editora, 2005.

CONROY, D. E.; KAYE, M. P.; FIFER, A. M. Cognitive links between fear of failure and perfectionism. Journal of Rational-Emotive & Cognitive-Behavior Therapy, v. 25, n. 4, p. 237-253, 2007.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Relatório de Avaliação quadrienal 2017: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. CAPES, 2017. Disponível em: <https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-Administracao-quadrienal.pdf> Acesso em: 25 de março de 2019.

COSTA, E. S.; LEAL, I. P. Estratégias de coping em estudantes do Ensino Superior. Análise Psicológica, 2006, 24.2: 189-199.

ESPARBÈS, S.; SORDES-ADER, F.; TAP, P. Présentation de l’échelle de coping, in Les stratégies de coping, Journées du Labo PCS 93. St Criq (Actes), pp. 89 -107.1993.

FOLKMAN, S.; LAZARUS, R. S. An analysis of coping in a middle-aged community sample. Journal of health and social behavior, p. 219-239, 1980.

FOLKMAN, S.; LAZARUS, R. S. If it changes it must be a process: study of emotion and coping during three stages of a college examination. Journal of personality and social psychology, v. 48, n. 1, p. 150, 1985.

FOLKMAN, S.; MOSKOWITZ, J. T. Coping: Pitfalls and promise. Annu. Rev. Psychol., v. 55, p. 745-774, 2004.

FRENCH, B. F.; ULLRICH-FRENCH, S. C.; FOLLMAN, D. The psychometric properties of the Clance Impostor Scale. Personality and Individual Differences, v. 44, n. 5, p. 1270-1278, 2008.

GIBSON‐BEVERLY, G.; SCHWARTZ, J. P. Attachment, entitlement, and the impostor phenomenon in female graduate students. Journal of College Counseling, v. 11, n. 2, p. 119-132, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas S.A., 2014.

HIRSCH, C. D.; BARLEM, E. L. D.; ALMEIDA, L. K. D.; TOMASCHEWSKI-BARLEM, J. G.; FIGUEIRA, A. B.; LUNARDI, V. L. Estratégias de coping de acadêmicos de enfermagem diante do estresse universitário. Rev. Bras. Enferm, v. 68, n. 5, p. 783-90, 2015.

HUTCHINS, H. M., RAINBOLT, H. What triggers imposter phenomenon among academic faculty? A critical incident study exploring antecedents, coping, and development opportunities. Human Resource Development International, v. 20, n. 3, p. 194-214, 2017.

HOANG, Q. The impostor phenomenon: Overcoming internalized barriers and recognizing achievements. The Vermont Connection, v. 34, n. 1, p. 6, 2013.

HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. Bookman editora, 2009.

KING, J. E.; COOLEY, E. L. Achievement orientation and the impostor phenomenon among college students. Contemporary Educational Psychology, v. 20, n. 3, p. 304-312, 1995.

LANE, J. A. The imposter phenomenon among emerging adults transitioning into professional life: Developing a grounded theory. Adultspan Journal, v. 14, n. 2, p. 114-128, 2015.

LATACK, J.; KINICKI, A. J.; PRUSSIA, G. E. An integrative process model of coping with job loss. Academy of Management Review, v. 20, n. 2, p. 311-342, 1995.

LAZARUS, R. S.; FOLKMAN, S. Stress, appraisal, and coping. Springer publishing company, 1984.

LEONHARDT, M.; BECHTOLDT, M. N.; ROHRMANN, S. All Impostors Aren’t Alike Differentiating the Impostor Phenomenon. Frontiers in psychology, v. 8, p. 1505, 2017.

LUCA, L.; NORONHA, A. P. P.; QUELUZ, F. N. F. R. Relações entre estratégias de coping e adaptabilidade acadêmica em estudantes universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 19, n. 2, p. 169-176, 2018.

MAK, K. K. L.; KLEITMAN, S.; ABBOTT, M. J. Impostor Phenomenon Measurement Scales: A Systematic Review. Frontiers in psychology, v. 10, 2019.

MCELWEE, R.; YURAK, T. J. The phenomenology of the impostor phenomenon. Individual Differences Research, v. 8, n. 3, p. 184-197, 2010.

NEUREITER, M.; TRAUT-MATTAUSCH, E. An inner barrier to career development: Preconditions of the impostor phenomenon and consequences for career development. Frontiers in psychology, v. 7, p. 48, 2016.

NEUREITER, M.; TRAUT-MATTAUSCH, E. Two sides of the career resources coin: Career adaptability resources and the impostor phenomenon. Journal of Vocational Behavior, v. 98, p. 56-69, 2017.

NUNES, O.; BRITES, R.; PIRES, M.; HIPÓLITO, J. Escala Toulousiana de coping – reduzida manual técnico de utilização. Centro de Investigação em Psicologia - Universidade Autónoma de Lisboa. 2014.

PAIVA, K. C. M.; SARAIVA, L. A. S. Estresse ocupacional de docentes do ensino superior. Revista de Administração-RAUSP, v. 40, n. 2, p. 145-158, 2005.

PARKMAN, A. The imposter phenomenon in higher education: Incidence and impact. Journal of Higher Education Theory and Practice, v. 16, n. 1, p. 51, 2016.

PATRUS, R.; DANTAS, D. C.; SHIGAKI, H. B. O produtivismo acadêmico e seus impactos na pós-graduação stricto sensu: uma ameaça à solidariedade entre pares? Cadernos EBAPE. BR, v. 13, n. 1, p. 1-18, 2015.

PETEET, B. J.; BROWN, C. M.; LIGE, Q. M.; LANAWAY, D. A. Impostorism is associated with greater psychological distress and lower self-esteem for African American students. Current Psychology, v. 34, n. 1, p. 154-163, 2015.

PINHEIRO, F. A.; TRÓCCOLI, B. T.; TAMAYO, M. R. Mensuração de coping no ambiente ocupacional. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 19, n. 2, p. 153-158, 2003.

SAKULKU, J.; ALEXANDER, J. The impostor phenomenon. International Journal of Behavioral Science, v. 6, n. 1, p. 75-97, 2011.

SIGHTLER, K. W.; WILSON, M. G. Correlates of the impostor phenomenon among undergraduate entrepreneurs. Psychological Reports, v. 88, n. 3, p. 679-689, 2001.

SILVA, M. C. M.; GOMES, A. R. Stress ocupacional em profissionais de saúde: um estudo com médicos e enfermeiros portugueses. Estudos de Psicologia, V. 14, n.3, setembro-dezembro/2009, 239-248. 2009.

SIMON, M.; CHOI, Y. Using factor analysis to validate the Clance Impostor Phenomenon Scale in sample of science, technology, engineering and mathematics doctoral students. Personality and Individual Differences, v. 121, p. 173-175, 2018.

SKINNER, E. A.; EDGE, K., ALTMAN, J.; SHERWOOD, H. Searching for the structure of coping: a review and critique of category systems for classifying ways of coping. Psychological bulletin, v. 129, n. 2, p. 216, 2003.

SORDES-ADER, F.; FSIAN, H; ESPARBES, S.; TAP, P. Les stratégies de coping: support social et désirabilité sociale. Revista Aprendizagem Desenvolvimento. Institut Piaget de Lisbonne Vol. IV, n 15-16, 165-17, 1995.

WHITMAN, M. V.; SHANINE, K. K. Revisiting the impostor phenomenon: How individuals cope with feelings of being in over their heads. In: The role of the economic crisis on occupational stress and wellbeing. Emerald Group Publishing Limited. p. 177-212, 2012.

ZONTA, R.; ROBLES, A. C. C.; GROSSEMAN, S. Stress coping strategies developed by medical students of the Federal University of Santa Catarina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 30, n. 3, p. 147-153, 2006.

Downloads

Publicado

2023-03-03

Edição

Seção

Artigos