Fatores mediadores na articulação entre metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino remoto emergencial: um olhar docente do curso de administração de uma instituição federal de ensino superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e90474

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Tecnologias digitais, Ensino remoto emergencial

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de identificar os fatores mediadores na articulação entre as metodologias ativas e as tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial a partir do olhar de docentes do curso de Administração do Campus IV/Universidade Federal da Paraíba.  Para tanto, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, cujo processo de coleta de dados envolveu planos das disciplinas de professores do curso estudado e entrevistas com alguns deles a partir de um roteiro semiestruturado organizado em três dimensões acerca da temática. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise do discurso informacional-qualitativo, na qual os resultados revelam que a atenção dos alunos, acessibilidade à internet, familiaridade com dispositivos digitais, espaço adequado ao estudo, situação socioeconômica e conscientização emocional dos discentes foram os principais fatores mediadores entre as tecnologias digitais e as metodologias ativas. Conclui-se que tais fatores podem colaborar ou dificultar tal mediação, sendo apresentadas algumas diretrizes diante do ambiente de ensino remoto.   

Biografia do Autor

Elyssandra da Rocha Gomes , Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Administração (Campus IV/UFPB)

Thales Batista de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Administração (PPGA/UFPB)

Docente Adjunto IV do DCSA/CCAE/UFPB

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2023-03-03

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Artigos