Potencialidades do uso do sistema de registro de preços para uma gestão de compras públicas eficiente: um estudo na Universidade Federal da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e91540

Palavras-chave:

Potencialidades, Sistema de Registro de Preços, Compras públicas

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar subsídios ao gestor público, no sentido de contribuir para a tomada de decisões discricionárias no planejamento anual das compras realizadas pela universidade, e melhorar a execução dos processos licitatórios realizados na modalidade Pregão com Sistema de Registro de Preços, atendendo às demandas da Instituição, com celeridade, qualidade e trazendo economia ao erário. O lócus foi a Coordenação de Material e Patrimônio. No método, de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas e a análise de processos licitatórios realizados pela Universidade, sistemas internos, Portal de Compras do Governo Federal e a legislação correlata. Ficou constatada a necessidade de aperfeiçoar a gestão de compras  e com base nessas necessidades apresentou-se proposta para execução e acompanhamento tanto da fase interna como externa dos processos licitatórios. Quanto à adoção de possíveis boas práticas processuais, sugere-se criar calendário de compras com prazos bem definidos pela Administração, viabilizar maior participação dos demandantes das unidades no planejamento das aquisições e a maior utilização de aquisições através das centrais de compras.

Biografia do Autor

Erik Mautone Pereira

Universidade Federal da Bahia | Coordenação de Material e Patrimônio

Salvador | Bahia | Brasil

Ana Rita Silva Sacramento, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Administração pela UFBA.

Denise Ribeiro de Almeida, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Administração pela UFBA

Referências

ALEXANDRE, Rodrigo Danniel da Silva. Os fatores que influenciam na eficiência das licitações por meio do pregão eletrônico da UFPE. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco. Pernambuco, 2016.

AMBROZEWICZ, Paulo Henrique Laporte. Qualidade na prática: conceitos e ferramentas. Brasília: SENAI, 2003.

BARBOSA, Alexandre A. de M. Sistema de registro de preços permanente com o registro de interesse de demanda – o avanço nos procedimentos licitatórios. In: FERRER, Florencia; SANTANA, Jair Eduardo. (Orgs.). Compras públicas Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

BARBOSA, K. Sistema brasileiro de registro de preços: Virtudes e vícios à luz da teoria econômica. Texto para Discussão, n. 1757. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, 2012.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 19, de 04 de junho de 1988. Modifica o regime e dispõe sobre princípios e normas da Administração Pública, servidores e agentes políticos, controle de despesas e finanças públicas e custeio de atividades a cargo do Distrito Federal, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc19.htm Acesso em: 08 fev. 2023.

BRASIL. Decreto n. 7.892, de 22 de janeiro de 2013. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7892.htm Acesso em: 08 fev. 2023.

BRASIL. Lei n. 8.666, de 13 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8666cons.htm Acesso em: 08 fev. 2023.

BRASIL. Portal de Compras do Governo Federal. Gerenciado pelo Ministério da Economia. 2022. Disponível em: www.gov.br-compras/pt-br/ Acesso em: fev. 2022.

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Reforma do Estado para cidadania: a reforma gerencial brasileira na perspectiva internacional. São Paulo: 34, 1998.

CASTRO, Rodrigo Pironti Aguirre de. Controle Interno da Administração Pública: uma perspectiva do modelo de gestão administrativa. Curitiba: Pontifícia Universidade do Paraná, 2007.

CARVALHO FILHO, J. S. Manual de Direito Administrativo. 31 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

CAVALCANTE DA SILVA, Alan Carlos. Desempenho do Sistema de Registro de Preços nas licitações praticadas pelo Poder Executivo do Distrito Federal. Dissertação (Administração Pública) – Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2016.

COSTA, Caio César de Medeiros; TERRA, Antônio Carlos Paim. Compras públicas: para além da economicidade. Brasília: Enap, 2019.

CUNHA, H. S. Os efeitos do sistema de registro de preços nas compras públicas: estudo de caso do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz – FIOCRUZ-BA. Dissertação (Mestrado em Administração) – Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2012.

DENHARDT, J.V; DENHARDT, R.B. The New Public Service - Serving, not Steering. New York: M.E Sharpe, 2003.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

FARIA, Greice de. Indicadores de Eficiência do Pregão Eletrônico: um estudo em uma Universidade Pública Federal. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2017.

FERRER, Florencia. Compras públicas no Brasil: diagnóstico e desenho estratégico do futuro. 2012. Disponível em: www.florenciaferrer.com.br. Acesso em: 20 ago. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JACOBY FERNANDES, Jorge Ulisses. Sistema de registro de preços e pregão presencial e eletrônico. 6 ed. Belo Horizonte: Fórum, 2015.

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. 17ª edição revista, atualizada e ampliada. Revistas dos Tribunais. 2016.

LOBÃO, Josiane Cristina da Silva. A influência do contexto organizacional no desempenho das compras públicas na UFBA. Dissertação (Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2016.

MARTINS, Petrônio Garcia; Alt, Paulo Renato Campos. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo. Editora Saraiva, 2001.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 36ª ed. São Paulo, 2010.

MOTTA, Alexandre R. O combate ao desperdício no gasto público: uma reflexão baseada na comparação entre os sistemas de compra privado, público Federal norte-americano e brasileiro Dissertação (Desenvolvimento Econômico) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2010.

NASCIMENTO, Wesley Ribeiro do. Proposta de estrutura de trabalho para aumentar a eficiência das compras compartilhadas. Dissertação (Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2015.

NIEBUHR, Joel de Menezes. Pregão presencial e eletrônico. 3ª ed. Curitiba: Zênite, 2005.

PESTANA, Márcio. Licitações públicas no Brasil: exame integrado das Leis 8.666/93 e 10.520/2002. São Paulo: Atlas, 2013.

OLIVEIRA, I. G. Silva de. Análise de correspondência aplicada a preposições sobre a eficiência e eficácia do processo de compras públicas a partir da percepção de diferentes atores envolvidos. Revista Ciências Administrativas, v. 21, n. 1, 2015.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

SAMPAIO, Ricardo Alexandre. O Brasil também protesta por um processo de contratação pública mais eficiente. 2013. Disponível em: www.zenite.com.br. Acesso em: 29 set. 2020.

SÁ, Antonio Gomes Barroso de. Licitações públicas com o uso da tecnologia da informação: um estudo sobre a eficiência do pregão eletrônico nas aquisições do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2018.

TERRA, A.C.P.; MACHADO, E.V.; CRUZ, A.F. Compras Públicas Inteligentes: uma proposta para a melhoria da gestão das compras públicas. In: Congresso nacional de mestrados profissionais em administração pública. Anais eletrônicos... Curitiba, 2016.

TILLMANN, Carlos A. C.. Modelo de sistema integrado de gestão da qualidade para a implantação nas unidades de beneficiamento de sementes. Trabalho de Pós-Graduação - Universidade Federal de Pelotas, 2006.

Downloads

Publicado

2023-03-03

Edição

Seção

Artigos