O estilo de aprendizagem dos universitários do curso de Gestão da Informação na proposta da Universidade Federal de Uberlândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e92237

Palavras-chave:

Estilo de Aprendizagem, Gestão da Informação, Multidisciplinar

Resumo

O entendimento dos estilos de aprendizagem que prevalece numa turma de alunos pode orientar o educador no processo de ensino. O objetivo foi identificar o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos do curso de graduação em Gestão da Informação na proposta da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa foi quantitativa do tipo survey. Para a coleta de dados foi utilizado o inventário Index of Learning Styles – ISL. A pesquisa foi realizada com 163 alunos e ex-alunos do curso. Os alunos foram agrupados em Turmas Anteriores - alunos ingressantes entre 2010 e 2015, e Turmas Atuais - os ingressantes a partir de 2016. Os resultados revelam que há predominância pelo Visual (84,0%), Sensorial (71,2%), Ativo (61,3%) e Sequencial (57,7%) para as dimensões Entrada, Percepção, Processamento e Compreensão, respectivamente; e não houve alteração no estilo de aprendizagem dos alunos ingressantes entre 2010 e 2015 comparado às turmas a partir de 2016.

Biografia do Autor

Igor Silveira Facina, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Ciência de Dados

Aleandra da Silva Figueira-Sampaio, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Processaento de Dados

Docente da Faculdade de Gestão e Negócios

Marcelo Ruy, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Engenharia de Produção

Docente da Faculdade de Gestão e Negócios

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos