A educação como instrumento de mudança de país e de vida: o percurso migratório de estudantes imigrantes das universidades federais do sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e92715

Palavras-chave:

imigrantes, processos seletivos, migração haitiana, imigrantes nas universidades

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a trajetória migratória dos estudantes imigrantes haitianos em universidades brasileiras. O estudo foi desenvolvido a partir de abordagem qualitativa, usando investigação narrativa através da técnica Delphi. A coleta de dados se deu a partir de um roteiro que circulou duas vezes entre treze estudantes imigrantes de três Universidades Federais da região Sul. Com os resultados desenvolveu-se as seguintes categorias de análise: os processos migratórios vivenciados pelos estudantes, a educação como fator decisório e o acesso a emprego, moradia e saúde: dificuldades no Brasil. Como alguns resultados principais tem-se que o fator decisório para o deslocamento migratório foi a oportunidade de estudo no Brasil, aliada a melhores condições de vida. Contudo, as condições vivenciadas pelos estudantes imigrantes não diferiram muito daquela no seu país de origem, como por exemplo dificuldades na busca por emprego, moradia e acesso a saúde. Esta pesquisa contribui para as universidades que recebem imigrantes e refugiados, bem como em implicações teóricas e sociais que evidenciam os efeitos da etnia e do gênero nas trajetórias migratórias, gerando imobilidades entre os/as imigrantes. Este estudo está vinculado ao Observatório de Gestão Universitária para a Inclusão e Desenvolvimento Social do Pampa.

Biografia do Autor

Luise Bittencourt Peres, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/Bolsista CAPES - Porto Alegre – Brasil

 Graduada em Administração pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Sebastião Airton da Rosa Cerqueira-Adão, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Administração (Políticas e Planejamento Universitário) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação (Administração e Supervisão do Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Pós-doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - USP (2007)

Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Carolina Freddo Fleck, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Pampa – Unipampa

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Publicado

2023-06-28

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Artigos