A educação como instrumento de mudança de país e de vida: o percurso migratório de estudantes imigrantes das universidades federais do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e92715Palavras-chave:
imigrantes, processos seletivos, migração haitiana, imigrantes nas universidadesResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a trajetória migratória dos estudantes imigrantes haitianos em universidades brasileiras. O estudo foi desenvolvido a partir de abordagem qualitativa, usando investigação narrativa através da técnica Delphi. A coleta de dados se deu a partir de um roteiro que circulou duas vezes entre treze estudantes imigrantes de três Universidades Federais da região Sul. Com os resultados desenvolveu-se as seguintes categorias de análise: os processos migratórios vivenciados pelos estudantes, a educação como fator decisório e o acesso a emprego, moradia e saúde: dificuldades no Brasil. Como alguns resultados principais tem-se que o fator decisório para o deslocamento migratório foi a oportunidade de estudo no Brasil, aliada a melhores condições de vida. Contudo, as condições vivenciadas pelos estudantes imigrantes não diferiram muito daquela no seu país de origem, como por exemplo dificuldades na busca por emprego, moradia e acesso a saúde. Esta pesquisa contribui para as universidades que recebem imigrantes e refugiados, bem como em implicações teóricas e sociais que evidenciam os efeitos da etnia e do gênero nas trajetórias migratórias, gerando imobilidades entre os/as imigrantes. Este estudo está vinculado ao Observatório de Gestão Universitária para a Inclusão e Desenvolvimento Social do Pampa.
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