Engajamento universitário: uma experiência de protagonismo interdisciplinar no curso de administração
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93020Palavras-chave:
Administração, Engajamento Universitário, Interdisciplinaridade, DCNResumo
O objetivo geral de nossa pesquisa é analisar uma experiência interdisciplinar no curso de Administração da UFMA a partir da visão dos estudantes com base nas dimensões de engajamento estudantil de Veiga (2013, 2016). Consideramos a abordagem qualitativa dos dados, com fins exploratórios e descritivos por meio de estudo de caso. A coleta de dados se deu com a aplicação de um questionário online junto aos estudantes matriculados nas disciplinas em pauta e o levantamento bibliográfico sobre as DCN do curso de Administração, interdisciplinaridade e engajamento estudantil. O questionário foi aplicado via ferramenta online, uma vez que as disciplinas foram ofertadas de maneira remota no primeiro semestre de 2022, com todos os estudantes inscritos, sendo retornados 51 respondidos, o que representa uma amostra de 74% dos matriculados. Realizamos a análise quantitativa, verificando média e frequência entre as respostas e para as questões abertas foi feito análise textual dos discursos apresentados, a partir da fala dos estudantes e sua categorização pelas variáveis identificadas em engajamento e interdisciplinaridade. Os resultados revelaram um perfil dos estudantes mais cognitivo e comportamental com certo envolvimento emocional, entretanto menos agenciativo. O trabalho em equipe se destacou como ponto de atenção pelas respostas controversas apontadas. Na percepção dos estudantes, a experiência interdisciplinar realizada foi exitosa.
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