Avaliação de desempenho de IFES antes e durante a pandemia da COVID-19: uma análise a partir dos indicadores do TCU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93401

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Indicadores de desempenho do TCU, COVID-19

Resumo

O presente estudo se propõe a analisar o comportamento dos indicadores de desempenho para IFES do TCU, nos anos de 2018 e 2019, ou período que antecede o ensino remoto emergencial (ERE) devido à COVID-19, e, nos anos de 2020 e 2021, período em que durou o ensino remoto emergencial, diagnosticando o desempenho dos indicadores classificados como de eficiência, eficácia e efetividade das 7 IFES que compõem a amostra com base nos indicadores do TCU. Os dados dos indicadores foram extraídos dos relatórios de gestão das IFES da PB, PE e RN. A pesquisa se classifica em descritiva, bibliográfica e documental com uma abordagem quantitativa através da aplicação de métodos estatísticos. Constatou-se que ficaram em primeiro lugar em eficiência a UFPE (2018) e a UNIVASP (2019). No ranking de eficácia, a UFPE liderou nos dois anos analisados, ao passo que a UNIVASP ficou em primeiro lugar em efetividade nos 4 períodos analisados. Nos anos de 2020 e 2021, período em que durou o ERE, a UFPE liderou no ranking de eficiência nos dois anos e no de eficácia no ano de 2020. A UFRPE ficou em primeiro lugar em eficácia no ano de 2021.

Biografia do Autor

Silvia Alves Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Bolsista do Programa de Incentivo à Qualificação do IFPB (PIQIFPB)

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual da Paraíba (2007). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Possui Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Unifip (2014). Mestranda em Administração Pública pelo Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Campina Grande (2022).

Taisa Falchetti dos Santos Riccio, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possuo graduação em Secretariado Executivo Trilíngue (Português, Francês e Inglês) pelo Centro Universitário Internacional UNINTER e sou especialista em Administração e Marketing. Atuo como Secretária Executiva na Universidade Federal de Campina Grande.

José Ribamar Marques de Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Pós-Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Doutorado e Mestrado) pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2019 - 2020). Doutorado Recursos Naturais UFCG (2010-2013). Mestrado em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação UnB/UFPB/UFRN (2007).Graduado em Ciências Contábeis (Universidade Estadual da Paraíba). Fez parte do Comitê de Gestão de Crise do Covid-19 da UFCG (Abril de 2021 - Janeiro 2022). Professor Associado da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis (UACC/CCJS/UFCG). Vice-diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, UFCG (2014 a 2018). Foi coordenador administrativo da UACC/UFCG (2009-2010). Coordenou o PROFIAP - Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional / UFCG (2019 a 2019). Professor Colaborador do PPGCC - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFRN (2015-2018). Professor Permanente do Mestrado em Administração (PPGA/UFCG 2014 a 2018). Líder do Observatório GEPCON - Gestão, Contabilidade e Sustentabilidade UFCG. Editor Científico Responsável da Revista REUNIR. Foi Pró-Reitor de Gestão Administrativo-Financeira. Atua nas nas áreas de Contabilidade, Gestão Pública e Sustentabilidade. Também tem focado suas orientações e pesquisas com o uso das técnicas / metodologias Multicritério de Apoio à Decisão dentro do contexto das áreas supra. Atualmente é revisor científico de alguns periódicos científicos ranqueados pela CAPES e Coordenador do PROFIAP UFCG.

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Publicado

2023-06-28

Edição

Seção

Artigos