Avaliação de desempenho de IFES antes e durante a pandemia da COVID-19: uma análise a partir dos indicadores do TCU
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93401Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial, Indicadores de desempenho do TCU, COVID-19Resumo
O presente estudo se propõe a analisar o comportamento dos indicadores de desempenho para IFES do TCU, nos anos de 2018 e 2019, ou período que antecede o ensino remoto emergencial (ERE) devido à COVID-19, e, nos anos de 2020 e 2021, período em que durou o ensino remoto emergencial, diagnosticando o desempenho dos indicadores classificados como de eficiência, eficácia e efetividade das 7 IFES que compõem a amostra com base nos indicadores do TCU. Os dados dos indicadores foram extraídos dos relatórios de gestão das IFES da PB, PE e RN. A pesquisa se classifica em descritiva, bibliográfica e documental com uma abordagem quantitativa através da aplicação de métodos estatísticos. Constatou-se que ficaram em primeiro lugar em eficiência a UFPE (2018) e a UNIVASP (2019). No ranking de eficácia, a UFPE liderou nos dois anos analisados, ao passo que a UNIVASP ficou em primeiro lugar em efetividade nos 4 períodos analisados. Nos anos de 2020 e 2021, período em que durou o ERE, a UFPE liderou no ranking de eficiência nos dois anos e no de eficácia no ano de 2020. A UFRPE ficou em primeiro lugar em eficácia no ano de 2021.
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