Gestão acadêmica e administrativa no colegiado de curso de graduação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93481Palavras-chave:
Instituições de Ensino Superior, Gestão acadêmica, Gestão administrativa, Colegiado de Curso de Graduação, Tomada de decisãoResumo
O presente estudo buscou analisar o papel dos Colegiados de Curso na gestão acadêmica e administrativa dos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. Para tanto, foram analisados e discutidos aspectos relacionados à estrutura organizacional e gestão da instituição, o contraste entre as atribuições acadêmicas e administrativas previstas e desempenhadas pelos Colegiados de Cursos de graduação, bem como as especificidades dos processos decisórios desses órgãos. Na condução da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa com perspectiva exploratória e descritiva. A coleta de dados se deu por meio da técnica de análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Para a análise de tais dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelaram que, no exercício das funções dos colegiados, há uma maior prevalência das atribuições administrativas/burocráticas, indicando uma distorção em seu funcionamento. Além disso, os diversos modelos, somados às diferentes concepções e múltiplos objetivos e interesses, determinam desempenhos e papéis também diferenciados para os Colegiados de Cursos de graduação. Contudo, o papel de maior relevância e que mais se aproxima do ideário institucional é aquele que demonstra um maior equilíbrio entre as atribuições acadêmicas e administrativas desenvolvidas.
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