Gestão acadêmica e administrativa no colegiado de curso de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93481

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior, Gestão acadêmica, Gestão administrativa, Colegiado de Curso de Graduação, Tomada de decisão

Resumo

O presente estudo buscou analisar o papel dos Colegiados de Curso na gestão acadêmica e administrativa dos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. Para tanto, foram analisados e discutidos aspectos relacionados à estrutura organizacional e gestão da instituição, o contraste entre as atribuições acadêmicas e administrativas previstas e desempenhadas pelos Colegiados de Cursos de graduação, bem como as especificidades dos processos decisórios desses órgãos. Na condução da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa com perspectiva exploratória e descritiva. A coleta de dados se deu por meio da técnica de análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Para a análise de tais dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelaram que, no exercício das funções dos colegiados, há uma maior prevalência das atribuições administrativas/burocráticas, indicando uma distorção em seu funcionamento. Além disso, os diversos modelos, somados às diferentes concepções e múltiplos objetivos e interesses, determinam desempenhos e papéis também diferenciados para os Colegiados de Cursos de graduação. Contudo, o papel de maior relevância e que mais se aproxima do ideário institucional é aquele que demonstra um maior equilíbrio entre as atribuições acadêmicas e administrativas desenvolvidas.

Biografia do Autor

Djalma Rodolfo da Silva Lós, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando do Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta na Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Tem graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Alagoas (1994), mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007, 2015). É docente colaboradora no PPGDiDes da Universidade Federal do Vale do São Francisco e docente permanente no PROFIAP/UFAL. 

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Publicado

2023-06-28

Edição

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Artigos