Política de autoavaliação, aprendizagem e inovação organizacional nos programas de pós-graduação em administração do nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e94294

Palavras-chave:

Autoavaliação, Inovação Organizacional, Sistema de Avaliação da Pós-Graduação, Aprendizagem Organizacional, Organizações públicas

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar como está sendo implantada a Política de Autoavaliação e quais as perspectivas para Aprendizagem e Inovação Organizacional nos Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu em administração das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Nordeste brasileiro. Metodologicamente, realizou-se um estudo de múltiplos casos junto à quatro PPGs, cujas evidências foram produzidas a partir de entrevistas e pesquisa documental e tratadas por meio da Análise de Conteúdo. Por meio dos resultados, concluiu-se que a Autoavaliação pode ser traduzida em um processo de Aprendizagem Organizacional, onde a análise acerca do conhecimento produzido pode conduzir mudanças e inovações nos Programas. Identificaram-se elementos que confirmam a perspectiva quanto à aprendizagem, assentados em aspectos facilitadores, dispostos em quatro dimensões (Experimentação, Interação com o ambiente externo, Diálogo e Tomada de decisão participativa), segundo o modelo teórico adotado. Constatou-se, também, uma percepção assertiva quanto às perspectivas para a Inovação Organizacional, destacando, entre outros aspectos, mudanças no processo formativo, aproximação de outros setores da sociedade civil e mudanças no modelo de gestão. Estes resultados podem auxiliar as discussões acerca da Autoavaliação no cenário da pós-graduação e contribuir com insights importantes acerca do entendimento sobre aprendizagem e inovação em PPGs para além dos aspectos isomórficos.

Biografia do Autor

Marcio Roque dos Santos da Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Administrador na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Departamento de Administração, do Programa de Pós-graduação em Administração (PROPADM) e do Programa de Pós-Graduação em Administração Públuca (PROFIAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Maria Elena Leon Olave, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Administração, do Programa de Pós-graduação em Administração (PROPADM) e do Programa de Pós-Graduação em Administração Públuca (PROFIAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2023-12-28

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Artigos