Política de autoavaliação, aprendizagem e inovação organizacional nos programas de pós-graduação em administração do nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e94294Palavras-chave:
Autoavaliação, Inovação Organizacional, Sistema de Avaliação da Pós-Graduação, Aprendizagem Organizacional, Organizações públicasResumo
O objetivo desta pesquisa é investigar como está sendo implantada a Política de Autoavaliação e quais as perspectivas para Aprendizagem e Inovação Organizacional nos Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu em administração das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Nordeste brasileiro. Metodologicamente, realizou-se um estudo de múltiplos casos junto à quatro PPGs, cujas evidências foram produzidas a partir de entrevistas e pesquisa documental e tratadas por meio da Análise de Conteúdo. Por meio dos resultados, concluiu-se que a Autoavaliação pode ser traduzida em um processo de Aprendizagem Organizacional, onde a análise acerca do conhecimento produzido pode conduzir mudanças e inovações nos Programas. Identificaram-se elementos que confirmam a perspectiva quanto à aprendizagem, assentados em aspectos facilitadores, dispostos em quatro dimensões (Experimentação, Interação com o ambiente externo, Diálogo e Tomada de decisão participativa), segundo o modelo teórico adotado. Constatou-se, também, uma percepção assertiva quanto às perspectivas para a Inovação Organizacional, destacando, entre outros aspectos, mudanças no processo formativo, aproximação de outros setores da sociedade civil e mudanças no modelo de gestão. Estes resultados podem auxiliar as discussões acerca da Autoavaliação no cenário da pós-graduação e contribuir com insights importantes acerca do entendimento sobre aprendizagem e inovação em PPGs para além dos aspectos isomórficos.
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