Reflexos da COVID-19 na situação econômico-financeira das instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e94326

Palavras-chave:

Covid-19, IES, Indicadores econômico-financeiros

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o reflexo  da pandemia Covid-19 na situação econômico-financeira das instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) nos anos de 2019, 2020 e 2021. Metodologicamente a pesquisa é descritiva, realizada a partir de análise documental, por meio das demonstrações contábeis coletadas nos sites das Instituições de Ensino Superior pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais. Após a coleta dos dados foram calculados os indicadores econômico-financeiros para verificar a saúde financeira de 13 instituições. Os indicadores permitem observar a variação dos resultados entre as Instituições de Ensino Superior da amostra, sendo que algumas instituições apresentam melhorias de 2019 para 2020, mesmo com o cenário pandêmico, enquanto outras tiveram piora em seus indicadores em 2021. Cabe destacar que algumas instituições souberam obter vantagens e alavancar o negócio, se demonstrando mais preparadas para momentos de crise. Os resultados indicam que algumas instituições sofreram mais impactos com a Covid-19 do que outras, possivelmente porque já enfrentavam dificuldades econômico-financeiras mesmo antes da pandemia. Desta forma, compreende-se a importância da análise dos indicadores econômico-financeiros das instituições, como forma de  auxiliar no planejamento e no alinhamento de suas estratégias.

Biografia do Autor

Karina Ziliotto, Community University of Chapecó Region - Unochapecó

Especialista em Finanças pela Unochapecó.

Silvana Dalmutt Kruger, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA). Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2017), Mestra em Contabilidade pela UFSC (2012), Especialista em Contabilidade Gerencial Estratégica (2010) e em Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis (2002), Graduada em Ciências Contábeis pela Fundeste (2000)

Antonio Zanin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1992) e mestrado em Contabilidade E Finanças pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014). Pós-Doutorado na Universidade do Minho (Portugal) (2020) no Departamento de Produção e Sistemas (DPS).

Professor do PPGCC da UFMS.

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Publicado

2023-12-28

Edição

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Artigos