Políticas públicas educacionais: alguns reflexos do REUNI na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e94539Palavras-chave:
Políticas públicas educacionais, Expansão do ensino superior, REUNIResumo
Considerando o papel estratégico da educação na promoção do desenvolvimento econômico, a presente investigação tem por objetivo identificar potenciais reflexos positivos da expansão vivenciada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 2007 e 2014 no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). De natureza qualitativa, finalidade aplicada, nível exploratório e método dedutivo, o estudo se delineia como pesquisa bibliográfica e documental apoiado em análise descritiva. A relevância da análise empreendida evidencia-se pela necessidade de ampliar as discussões relacionadas à destinação de recursos às universidades, entendidas como peças fundamentais à promoção do desenvolvimento econômico e, frente ao atual cenário de restrições orçamentárias a elas imposto. Constatou-se que a UFJF vivenciou um processo de significativo crescimento em função do REUNI, com expansão de vagas, estrutura física e recursos humanos, bem como, da pós-graduação. No entanto, o cenário de sucessivas restrições orçamentárias que marcou o período após o REUNI impôs desafios às universidades federais brasileiras que, além de dificultar novos avanços, expõe o risco de retrocesso no tocante às ações já implementadas.
Referências
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Doze motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). In: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas. Rio de Janeiro, v.19, n.70, p. 107-126, jan./mar. 2011.
BORGES, Gabriela Ferreira de Mello; ARAÚJO, Clarice Alves; PEREIRA, Dulceana. Políticas públicas e políticas educacionais: primeiras aproximações. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação. Anais. Uberaba, v.1, n.1, p.62-75, 2013.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Número de brasileiros com graduação cresce 109,83% em 10 anos. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2012a. Disponivel em: < http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/17725-numero-de-brasileiros-com-graduacao-cresce-10983-em-10-anos >. Acesso em: 22 mai. 2023.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Análise sobre a expansão das Universidades Federais 2003 a 2012. Brasília: MEC, 2012b.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. A democratização e expansão da educação superior no país 2003-2014. Brasília: MEC, 2014.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Notas para uso em curso de desenvolvimento econômico na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Versão de junho de 2008. São Paulo: FGV, 2008. Disponível em: < http://cmpdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/269/2020/01/TEXTO-B%C1SICO-AULA-6-Crescimento-E-Desenvolvimento.pdf > Acesso em 08 fev. 2023.
CUNHA, Marcelo Pereira; GUARENGHI, Marjorie Mendes. Educação e crescimento econômico: uma análise de insumo produto. In: SERRA, Maurício; ROLIM, Cássio; BASTOS, Ana Paula. Universidades e desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D, 2018.
DE PAULA, Camila Henriques; ALMEIDA, Fernanda Maria. O programa REUNI e o desempenho das Ifes brasileiras. In: Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v.28, n.109, p. 1054-1075, out/dez. 2020.
GENTIL, Viviane Kanitz; LACERDA, Miriam Pires Corrêa. Expansão do ensino superior do sistema federal brasileiro no período 2003-2006. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p.829-849, set/dez 2016.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
MACEDO, Arthur Roquete; TREVISAN, Ligia Maria Vettorato; TREVISAN, Péricles; MACEDO, Caio Sperandeo. Educação superior no século XXI e a Reforma Universitária Brasileira. In: Ensaio: aval. pol. pub. Educ. Rio de Janeiro, v.13 n.47, p.127-148, 2005.
MARQUES, Antônio Carlos Henriques; CEPÊDA, Vera Alves. Um perfil sobre a expansão do ensino superior recente no Brasil: aspectos democráticos e inclusivos. In: Perspectivas. Revista de Ciências Sociais. São Paulo: UNESP, v.42, p.161-192, 2012.
MARTONI, Valeria Bonadia Marucchi. “Expansão para quem?”: uma análise dos objetivos do REUNI e diretrizes para a educação do Banco Mundial. In: Revista Brasileira de Estudos organizacionais, Curitiba, v.2, n.2, p.211-234, dez. 2015.
MELO, Emilly Coelly Pedrosa; SANTOS, Stefany Thyene Albuquerque; RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson Honorato. REUNI como política de expansão das universidades federais e os cortes do Governo Federal. In: Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 12, 2020.
NEVES, Clarissa Eckert Baeta; MARTINS, Carlos Benedito. Ensino superior no Brasil: uma visão abrangente. In: DWYER, Tom; ZEN, Eduardo Luiz; WELLER, Wivian; SHUGUANG, Jiu; KAIYUAN, Guo. Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília: IPEA, p.95-124, 2016.
PERLATTO, Fernando. As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras: uma proposta dialética de interpretação. In: Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 3, n. 1, p. 15, jan/jul 2013.
REIS, Luiz Fernando; MACÁRIO, Epitácio. Dívida pública e financiamento das universidades federais e da ciência e tecnologia no Brasil (2003-2020). In: Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n.41, p.20-46, 2020.
SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. In: Revista de Educação, Campinas, n.24, p.7-16, jun. 2008.
SILVA, Elizandra Garcia. A expansão da Universidade Federal do Amazonas: implicações a partir do financiamento em tempos de crise. In: Avaliação, Campinas, v.24, n.1, p.26-44, mar./2019.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. In: Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p.20-45, 2006.
STREMEL, Silvana; MAINARDES, Jefferson. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil: aspectos históricos. In: Arquivos analíticos de políticas educativas. V.26, n.168, p.1-25, 2018.
SUZIGAN, Wilson; FURTADO, João. Política industrial e desenvolvimento. In: Brazilian Journal of Political Economy. São Paulo: REP, v.26, n.2, p. 163-185, 2006.
TREVIZAN, Edevania; TORRES, Júlio Cesar. Avaliação dos resultados na implementação do REUNI no Brasil. In: Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 14, n. 40, set. 2020.
UFJF. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Conselho Superior aprova adesão da UFJF ao REUNI. Juiz de Fora: UFJF, 2007. Disponível em < http://www.ufjf.br/secom/2007/10/25/conselho-superior-aprova-adesao-da-ufjf-ao-reuni/ > Acesso em 08 fev. 2023.
UFJF. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2027. Juiz de Fora: UFJF, 2022.
VICENTE, Milene Siqueira; DIAS, Sabrina de Oliveira Moura; SANO, Bárbara Harumy. Análise da ampliação do ensino superior no Brasil a partir do Programa de Reestruturação e Expansão Universitária: as novas universidades federais. In: Movimento-Revista de Educação, Niterói, v.5, n.8, p.07-40, jul./dez. 2018.
VILHENA JÚNIOR, Waldemar Moura; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal. A política de expansão do ensino superior: o REUNI como instrumento de interiorização. In: Ambiente: gestão e desenvolvimento, v.15, n.1, p.5-13, 2022.
WEB OF SCIENCE GROUP. Research in Brazil: Funding excellence. [S.I]: Clarivate Analytics, 2019. Disponível em: < https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2019/09/ClarivateReport_2013-2018.pdf > Acesso em 08 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).