Políticas públicas educacionais: alguns reflexos do REUNI na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e94539

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Expansão do ensino superior, REUNI

Resumo

Considerando o papel estratégico da educação na promoção do desenvolvimento econômico, a presente investigação tem por objetivo identificar potenciais reflexos positivos da expansão vivenciada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 2007 e 2014 no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). De natureza qualitativa, finalidade aplicada, nível exploratório e método dedutivo, o estudo se delineia como pesquisa bibliográfica e documental apoiado em análise descritiva. A relevância da análise empreendida evidencia-se pela necessidade de ampliar as discussões relacionadas à destinação de recursos às universidades, entendidas como peças fundamentais à promoção do desenvolvimento econômico e, frente ao atual cenário de restrições orçamentárias a elas imposto. Constatou-se que a UFJF vivenciou um processo de significativo crescimento em função do REUNI, com expansão de vagas, estrutura física e recursos humanos, bem como, da pós-graduação. No entanto, o cenário de sucessivas restrições orçamentárias que marcou o período após o REUNI impôs desafios às universidades federais brasileiras que, além de dificultar novos avanços, expõe o risco de retrocesso no tocante às ações já implementadas.

Biografia do Autor

Vicente dos Santos Guilherme Júnior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Técnico Administrativo em Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora

Hilda Alberton de Carvalho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Administração pela UNIOESTE-PR

Mestrado em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Referências

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Doze motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). In: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas. Rio de Janeiro, v.19, n.70, p. 107-126, jan./mar. 2011.

BORGES, Gabriela Ferreira de Mello; ARAÚJO, Clarice Alves; PEREIRA, Dulceana. Políticas públicas e políticas educacionais: primeiras aproximações. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação. Anais. Uberaba, v.1, n.1, p.62-75, 2013.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Número de brasileiros com graduação cresce 109,83% em 10 anos. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2012a. Disponivel em: < http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/17725-numero-de-brasileiros-com-graduacao-cresce-10983-em-10-anos >. Acesso em: 22 mai. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Análise sobre a expansão das Universidades Federais 2003 a 2012. Brasília: MEC, 2012b.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. A democratização e expansão da educação superior no país 2003-2014. Brasília: MEC, 2014.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Notas para uso em curso de desenvolvimento econômico na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Versão de junho de 2008. São Paulo: FGV, 2008. Disponível em: < http://cmpdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/269/2020/01/TEXTO-B%C1SICO-AULA-6-Crescimento-E-Desenvolvimento.pdf > Acesso em 08 fev. 2023.

CUNHA, Marcelo Pereira; GUARENGHI, Marjorie Mendes. Educação e crescimento econômico: uma análise de insumo produto. In: SERRA, Maurício; ROLIM, Cássio; BASTOS, Ana Paula. Universidades e desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D, 2018.

DE PAULA, Camila Henriques; ALMEIDA, Fernanda Maria. O programa REUNI e o desempenho das Ifes brasileiras. In: Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v.28, n.109, p. 1054-1075, out/dez. 2020.

GENTIL, Viviane Kanitz; LACERDA, Miriam Pires Corrêa. Expansão do ensino superior do sistema federal brasileiro no período 2003-2006. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p.829-849, set/dez 2016.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

MACEDO, Arthur Roquete; TREVISAN, Ligia Maria Vettorato; TREVISAN, Péricles; MACEDO, Caio Sperandeo. Educação superior no século XXI e a Reforma Universitária Brasileira. In: Ensaio: aval. pol. pub. Educ. Rio de Janeiro, v.13 n.47, p.127-148, 2005.

MARQUES, Antônio Carlos Henriques; CEPÊDA, Vera Alves. Um perfil sobre a expansão do ensino superior recente no Brasil: aspectos democráticos e inclusivos. In: Perspectivas. Revista de Ciências Sociais. São Paulo: UNESP, v.42, p.161-192, 2012.

MARTONI, Valeria Bonadia Marucchi. “Expansão para quem?”: uma análise dos objetivos do REUNI e diretrizes para a educação do Banco Mundial. In: Revista Brasileira de Estudos organizacionais, Curitiba, v.2, n.2, p.211-234, dez. 2015.

MELO, Emilly Coelly Pedrosa; SANTOS, Stefany Thyene Albuquerque; RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson Honorato. REUNI como política de expansão das universidades federais e os cortes do Governo Federal. In: Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 12, 2020.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta; MARTINS, Carlos Benedito. Ensino superior no Brasil: uma visão abrangente. In: DWYER, Tom; ZEN, Eduardo Luiz; WELLER, Wivian; SHUGUANG, Jiu; KAIYUAN, Guo. Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília: IPEA, p.95-124, 2016.

PERLATTO, Fernando. As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras: uma proposta dialética de interpretação. In: Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 3, n. 1, p. 15, jan/jul 2013.

REIS, Luiz Fernando; MACÁRIO, Epitácio. Dívida pública e financiamento das universidades federais e da ciência e tecnologia no Brasil (2003-2020). In: Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n.41, p.20-46, 2020.

SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. In: Revista de Educação, Campinas, n.24, p.7-16, jun. 2008.

SILVA, Elizandra Garcia. A expansão da Universidade Federal do Amazonas: implicações a partir do financiamento em tempos de crise. In: Avaliação, Campinas, v.24, n.1, p.26-44, mar./2019.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. In: Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p.20-45, 2006.

STREMEL, Silvana; MAINARDES, Jefferson. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil: aspectos históricos. In: Arquivos analíticos de políticas educativas. V.26, n.168, p.1-25, 2018.

SUZIGAN, Wilson; FURTADO, João. Política industrial e desenvolvimento. In: Brazilian Journal of Political Economy. São Paulo: REP, v.26, n.2, p. 163-185, 2006.

TREVIZAN, Edevania; TORRES, Júlio Cesar. Avaliação dos resultados na implementação do REUNI no Brasil. In: Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 14, n. 40, set. 2020.

UFJF. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Conselho Superior aprova adesão da UFJF ao REUNI. Juiz de Fora: UFJF, 2007. Disponível em < http://www.ufjf.br/secom/2007/10/25/conselho-superior-aprova-adesao-da-ufjf-ao-reuni/ > Acesso em 08 fev. 2023.

UFJF. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2027. Juiz de Fora: UFJF, 2022.

VICENTE, Milene Siqueira; DIAS, Sabrina de Oliveira Moura; SANO, Bárbara Harumy. Análise da ampliação do ensino superior no Brasil a partir do Programa de Reestruturação e Expansão Universitária: as novas universidades federais. In: Movimento-Revista de Educação, Niterói, v.5, n.8, p.07-40, jul./dez. 2018.

VILHENA JÚNIOR, Waldemar Moura; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal. A política de expansão do ensino superior: o REUNI como instrumento de interiorização. In: Ambiente: gestão e desenvolvimento, v.15, n.1, p.5-13, 2022.

WEB OF SCIENCE GROUP. Research in Brazil: Funding excellence. [S.I]: Clarivate Analytics, 2019. Disponível em: < https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2019/09/ClarivateReport_2013-2018.pdf > Acesso em 08 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos