As características dos gestores do alto escalão e a qualidade da governança nas universidades federais do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e94705

Palavras-chave:

Governança Pública, Teoria dos Escalões Superiores, Idade, Gênero, Titulação

Resumo

A gestão das universidades públicas brasileiras passa por desafios diários, demandando a adoção de boas práticas de governança para subsidiar adequadamente as decisões. Segundo a Teoria dos Escalões Superiores, as características dos gestores do alto escalão influenciam a qualidade da gestão. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar se as características dos gestores do alto escalão influenciam na qualidade da governança nas universidades públicas do Brasil. Para tanto, foi realizada a análise de regressão com dados em painel utilizando o índice de governança disponibilizado pelo Tribunal de Contas da União, relacionando-o com idade, gênero e titulação dos gestores. Adicionalmente, usou-se o porte e a maturidade das universidades como variáveis de controle. Os resultados indicam que idade e gênero não foram significantes para explicar o fenômeno e que a titulação impactou negativamente, acarretando a rejeição das hipóteses. As variáveis de controle, porte e maturidade, influenciaram positivamente, como esperado. Sendo assim, a pesquisa disponibiliza informações sobre como ponderar acerca da melhor composição das equipes de gestão. Ademais, foi possível destacar a importância de um olhar diferenciado para as universidades de menor porte e mais novas, disponibilizando, por exemplo, capacitações na área de gestão para aperfeiçoar as competências dos gestores.

Biografia do Autor

Thamara Marcos dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - UFC

Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Administração e Controladoria - UFC 

Professor do curso de Ciências Contábeis - UECE

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2023-12-28

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Artigos