As características dos gestores do alto escalão e a qualidade da governança nas universidades federais do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e94705Palavras-chave:
Governança Pública, Teoria dos Escalões Superiores, Idade, Gênero, TitulaçãoResumo
A gestão das universidades públicas brasileiras passa por desafios diários, demandando a adoção de boas práticas de governança para subsidiar adequadamente as decisões. Segundo a Teoria dos Escalões Superiores, as características dos gestores do alto escalão influenciam a qualidade da gestão. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar se as características dos gestores do alto escalão influenciam na qualidade da governança nas universidades públicas do Brasil. Para tanto, foi realizada a análise de regressão com dados em painel utilizando o índice de governança disponibilizado pelo Tribunal de Contas da União, relacionando-o com idade, gênero e titulação dos gestores. Adicionalmente, usou-se o porte e a maturidade das universidades como variáveis de controle. Os resultados indicam que idade e gênero não foram significantes para explicar o fenômeno e que a titulação impactou negativamente, acarretando a rejeição das hipóteses. As variáveis de controle, porte e maturidade, influenciaram positivamente, como esperado. Sendo assim, a pesquisa disponibiliza informações sobre como ponderar acerca da melhor composição das equipes de gestão. Ademais, foi possível destacar a importância de um olhar diferenciado para as universidades de menor porte e mais novas, disponibilizando, por exemplo, capacitações na área de gestão para aperfeiçoar as competências dos gestores.
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