Programação Neurolinguistica (PNL): análise do sistema representacional dos acadêmicos e docentes do curso de bacharelado em administração de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e96017Palavras-chave:
Programação Neurolinguística, Sistema Representacional, Ensino Superior, Docente, AcadêmicosResumo
A Programação Neurolinguística (PNL) apresenta-se como uma ferramenta capaz de permitir ao docente conhecer características dos acadêmicos em suas representações diversas, auxiliando os docentes do ensino superior no processo de ensino aprendizado. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou analisar o nível de concordância ou discrepância entre os sistemas representacionais da programação neurolinguística no processo de ensino aprendizado no curso de administração de uma instituição de ensino superior nos níveis de audição, visão, cinestésico e digital. Foram desenvolvidas pesquisas do tipo básica, exploratória, quanti-qualitativa e procedimentos técnicos bibliográficos e estudo de caso. Dentro deste contexto foi aplicado um teste do sistema representacional com 5 (cinco) questões de 4(quatro) alternativas aos acadêmicos e docentes do 1º ao 8º período do curso de administração de uma instituição de ensino particular. Com base nos dados levantados verificou-se que PNL pode ser material de apoio para o docente em sala e para o acadêmico no aprendizado. Com a análise dos dados, verificou-se que a PNL pode ser um material de apoio em sala de aula, onde poderá trazer resultados satisfatórios aos docentes e acadêmicos.
PALAVRAS-CHAVE: Programação Neurolinguística. Sistema Representacional. Ensino Superior. Docente. Acadêmicos.
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