ANALYSIS OF THE REPRESENTATIONAL SYSTEM OF ACADEMICS AND TEACHERS IN THE ADMINISTRATION BACHELOR COURSE OF A HIGHER EDUCATION INSTITUTION

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e96017

Palabras clave:

Programação Neurolinguística, Sistema Representacional, Ensino Superior, Docente, Acadêmicos

Resumen

A Programação Neurolinguística (PNL) apresenta-se como uma ferramenta capaz de permitir ao docente conhecer características dos acadêmicos em suas representações diversas, auxiliando os docentes do ensino superior no processo de ensino aprendizado. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou analisar o nível de concordância ou discrepância entre os sistemas representacionais da programação neurolinguística no processo de ensino aprendizado no curso de administração de uma instituição de ensino superior nos níveis de audição, visão, cinestésico e digital. Foram desenvolvidas pesquisas do tipo básica, exploratória, quanti-qualitativa e procedimentos técnicos bibliográficos e estudo de caso. Dentro deste contexto foi aplicado um teste do sistema representacional com 5 (cinco) questões de 4(quatro) alternativas aos acadêmicos e docentes do 1º ao 8º período do curso de administração de uma instituição de ensino particular. Com base nos dados levantados verificou-se que PNL pode ser material de apoio para o docente em sala e para o acadêmico no aprendizado. Com a análise dos dados, verificou-se que a PNL pode ser um material de apoio em sala de aula, onde poderá trazer resultados satisfatórios aos docentes e acadêmicos.

PALAVRAS-CHAVE: Programação Neurolinguística. Sistema Representacional. Ensino Superior. Docente. Acadêmicos.

Biografía del autor/a

Margarete de Fátima Marcon, UDC Medianeira

Coordenadora e Professora do Curso de Administração na UDC - Medianeira. Doutora em Administração pela PUCPR. Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), área de concentração Gestão de Organizações, Licenciada em Administração pelo Programa de Formação Pedagógica pela UTFPR, especialista em MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela UNIVEL, em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Internacional de Curitiba ( FATEC) e em Administração de Marketing pela Escola Aberta do Brasil (ESAB). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR, e em Educação Especial e Educação Inclusiva pela (UNINTER), graduada em Administração, pela UDC-FACEMED.

Paulo Cezar Antoniolli Junior , UDC Medianeira

Acadêmico do Programa de pós graduação - MBA em Gestão Empresarial e Negócios

Gilmar Luiz Giehl, UDC Medianeira

Acadêmico do Programa de pós graduação - MBA em Gestão Empresarial e Negócios

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Publicado

2024-10-04

Número

Sección

Artigos