Institutional image: evaluation of the Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), according to the internal and external public

Authors

  • Fernanda Sotello Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Foz do Iguaçu
  • Eduardo Hack Neto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Foz do Iguaçu
  • Elói Junior Damke Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p281

Abstract

A growing number of studies have sought to evaluate the institutional image in different organizational segments. However, there are still few who associate the factors and attributes of Barich and Kotler's model (1991) as determinants in the image formation of universities. Based on the theoretical contribution of these authors, the objective of this study was to analyze the image of the Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, second internal public (managers, technicians, teachers and students) and external (Foz do Iguaçu). The method with a descriptive and quantitative delineation was applied to 207 people from the internal public, and 269 from the external. As a result, it was found that the image of the university in factors such as Institutional Conduct; Social Behavior; Conduct with Servers; Support Activities; Infrastructure; Products and services; Price; And, Communication, is situated as regular (internally) and bad (externally). To improve that image, actions have been suggested as implementation of a communication committee and cascading information on the IES, monitoring of reports in the media about the UNILA, use of channels closer to the external community (newspapers, radio, social media, etc.), and periodic surveys to evaluate the image according to the internal and external public.

Author Biographies

Fernanda Sotello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Foz do Iguaçu

Mestranda em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade, Administradora com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência em planejamento e gerenciamento de projetos na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Atualmente é administradora na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, onde atua na Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico, área responsável pela implantação e gestão de laboratórios de ensino da instituição.

Eduardo Hack Neto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Foz do Iguaçu

Possui graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu - UNIFOZ (1998), especialização em Consultoria Empresarial pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2000) e em Ecoturismo pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana - FECEA (2003), mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012) com inclusão do sistema de créditos (split PhD) na USC (Universidad de Santiago de Compostela - Espanha). Foi professor nos cursos de Turismo, Gastronomia, Administração, Eventos e outros da UNIVALI, FCJ, IESVILLE, UDC, Anglo Americano e Uniamérica. Também coordenou Estágio Supervisionado em duas destas IES. Possui experiência na área de Administração de Empresas, atuando principalmente na gerência de empreendimentos relacionados a área turística (hotelaria e eventos), ainda, conta com produção acadêmica em diversas áreas, as quais são basicamente oriundas das áreas de administração, turismo, marketing, empreendedorismo, sustentabilidade e geografia para organizações e destinos turísticos. Atualmente leciona e coordena pesquisas no Mestrado Profissional em Administração da Unioeste em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade. Realiza trabalhos voluntários em ONGs e OSCIPs, tais como: COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu), CODEFOZ (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), ADERE (Associação para Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia em Foz do Iguaçu), Associação Beneficente Universitária Panamericana e UEB/GEG-33 (União dos Escoteiros do Brasil/Grupo Escoteiro Guairacá - 33).

Elói Junior Damke, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Foz do Iguaçu

Possui Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012), Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), Especialização em Desenvolvimento Gerencial e Graduação em Administração pela UNICS (1999). Atualmente é Professor Adjunto da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Professor do Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade e Coordenador Geral do Nupesa - Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Sociais Aplicadas desta mesma instituição. Foi Diretor Acadêmico e Pedagógico na Uniguaçu/Faesi. Professor visitante da PUCPR e FESP/PR. Têm experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: configurações estratégicas, planejamento estratégico, gestão estratégica, estratégia em pequenas empresas, marketing estratégico e pesquisa em administração. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Consultor do Ministério do Desenvolvimento (Projeto PEIEX) em consultorias a pequenas e médias empresas de Curitiba e região metropolitana nas áreas de planejamento estratégico, marketing estratégico e administração geral (2008-2010). Gerente de Mercado da empresa Ciabay S.A. (2011-2013). Sócio-Administrador do Grupo Damke (1991-2002). ÁREA DE PESQUISA: Estratégia; Configurações; Desempenho Organizacional. 

Published

2018-09-04

Issue

Section

Artigos