Imagem institucional: avaliação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) segundo o público interno e externo

Autores

  • Fernanda Sotello Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Foz do Iguaçu
  • Eduardo Hack Neto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Foz do Iguaçu
  • Elói Junior Damke Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p281

Resumo

Um número crescente de estudos tem buscado avaliar a imagem institucional nos diferentes segmentos organizacionais. Todavia, ainda são poucos aqueles que associam os fatores e atributos do modelo de Barich e Kotler (1991) como determinantes na formação da imagem em Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, tendo como base o aporte teórico desses autores, o objetivo desse estudo foi analisar a imagem da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, segundo o público interno (gestores, técnicos, docentes e alunos) e externo (moradores de Foz do Iguaçu). O método com delineamento descritivo e quantitativo, foi aplicado, mediante questionário, em 207 pessoas do público interno, e 269 do externo. Como resultado, constatou-se que a imagem geral da universidade em fatores como Conduta Institucional; Conduta Social; Conduta com Servidores; Atividades de Suporte; Infraestrutura; Produtos e Serviços; Preço; e, Comunicação, situa-se como regular (internamente) e ruim (externamente). Para melhoria dessa imagem, foram sugeridas ações como implantação de um comitê de comunicação e cascateamento de informações na IES, monitoramento das notícias divulgadas na mídia sobre a UNILA, utilização de canais mais próximos à comunidade externa (jornais, rádio, mídias sociais, etc.), e pesquisas periódicas para avaliar a imagem da universidade segundo o público interno e externo.

Biografia do Autor

Fernanda Sotello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Foz do Iguaçu

Mestranda em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade, Administradora com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência em planejamento e gerenciamento de projetos na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Atualmente é administradora na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, onde atua na Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico, área responsável pela implantação e gestão de laboratórios de ensino da instituição.

Eduardo Hack Neto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Foz do Iguaçu

Possui graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu - UNIFOZ (1998), especialização em Consultoria Empresarial pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2000) e em Ecoturismo pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana - FECEA (2003), mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012) com inclusão do sistema de créditos (split PhD) na USC (Universidad de Santiago de Compostela - Espanha). Foi professor nos cursos de Turismo, Gastronomia, Administração, Eventos e outros da UNIVALI, FCJ, IESVILLE, UDC, Anglo Americano e Uniamérica. Também coordenou Estágio Supervisionado em duas destas IES. Possui experiência na área de Administração de Empresas, atuando principalmente na gerência de empreendimentos relacionados a área turística (hotelaria e eventos), ainda, conta com produção acadêmica em diversas áreas, as quais são basicamente oriundas das áreas de administração, turismo, marketing, empreendedorismo, sustentabilidade e geografia para organizações e destinos turísticos. Atualmente leciona e coordena pesquisas no Mestrado Profissional em Administração da Unioeste em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade. Realiza trabalhos voluntários em ONGs e OSCIPs, tais como: COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu), CODEFOZ (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), ADERE (Associação para Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia em Foz do Iguaçu), Associação Beneficente Universitária Panamericana e UEB/GEG-33 (União dos Escoteiros do Brasil/Grupo Escoteiro Guairacá - 33).

Elói Junior Damke, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Foz do Iguaçu

Possui Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012), Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), Especialização em Desenvolvimento Gerencial e Graduação em Administração pela UNICS (1999). Atualmente é Professor Adjunto da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Professor do Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade e Coordenador Geral do Nupesa - Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Sociais Aplicadas desta mesma instituição. Foi Diretor Acadêmico e Pedagógico na Uniguaçu/Faesi. Professor visitante da PUCPR e FESP/PR. Têm experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: configurações estratégicas, planejamento estratégico, gestão estratégica, estratégia em pequenas empresas, marketing estratégico e pesquisa em administração. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Consultor do Ministério do Desenvolvimento (Projeto PEIEX) em consultorias a pequenas e médias empresas de Curitiba e região metropolitana nas áreas de planejamento estratégico, marketing estratégico e administração geral (2008-2010). Gerente de Mercado da empresa Ciabay S.A. (2011-2013). Sócio-Administrador do Grupo Damke (1991-2002). ÁREA DE PESQUISA: Estratégia; Configurações; Desempenho Organizacional. 

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Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Artigos