A relação entre universidade e empresa no âmbito dos Sistemas Nacionais de Inovação: um estudo de caso na Universidade Federal de Pelotas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e106031

Palabras clave:

Sistema de Inovação, Inovação, Universidade-Empresa, Desenvolvimento

Resumen

A perspectiva dos sistemas de inovação tem sido cada vez mais utilizada tanto no ambiente acadêmico, no empresarial, como no âmbito das políticas públicas como uma forma de lidar com a inovação no atual mundo contemporâneo. Um dos pilares dos sistemas de inovação refere-se ao estabelecimento de interações entre universidade e empresa, sobretudo em um contexto como o brasileiro no qual a interação é estratégica para pensar o desenvolvimento.  Frente a isso, o presente artigo tem como principal objetivo entender as características da interação entre a universidade e empresas a partir do olhar da universidade. Para tanto, optou-se por realizar um estudo de caso para analisar estas características junto a Universidade Federal de Pelotas. A partir do estudo foi possível identificar como se dá a interação, os facilitadores e dificultadores dessas parcerias e as transformações na estrutura organizacional da universidade para fomentar novos relacionamentos. Como resultado, pode-se perceber que a interação entre universidade e empresas, no âmbito dos sistemas de inovação, é mais do que uma simples colaboração técnica. Ela envolve troca de conhecimento, construção de capacidades e mudanças organizacionais.

Biografía del autor/a

Alice Hübner Franz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Graduada em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (2016). Técnica em contabilidade pelo Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofehrn.

Marcio Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas (CCSO/UFPel), atualmente vinculado ao Curso de Bacharelado em Administração, ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão Pública (PROFIAP). Graduado em Administração Habilitação em Empresas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003), mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Pesquisador da área de Estudos Organizacionais com interesse nos seguintes temas: Sociologia da Empresa, Sociologia das Organizações, Empresarização do Mundo, Análise Crítica do Discurso, Poder, Mídia e Educação Superior.

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Publicado

2025-06-10

Número

Sección

Artigos