Dimensionamento do sistema de transferência de conhecimento científico e tecnológico do SOCIUS/ISEG, da Universidade Técnica de Lisboa

Autores

  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maurício Rissi UFSC
  • José Maria Carvalho Ferreira Universidade Técnica de Lisboa
  • Marina Keiko Nakayama UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4n3p103

Resumo

A Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Instituto de Pesquisas e Administração Universitária (INPEAU) e a Universidade Técnica de Lisboa, representada pelo Centro Investigação em Sociologia Econômica (SOCIUS) firmaram uma parceria de pesquisa. Fazendo parte deste projeto, esta pesquisa propõe-se a Dimensionar o sistema de transferência de conhecimento científico e tecnológico do SOCIUS/ISEG, da Universidade Técnica de Lisboa para a sociedade organizada.Quanto ao tipo de estudo, caracteriza-se como teórico-empírico, descritivo, aplicado, bibliográfica e estudo de caso. Em relação à abordagem desta pesquisa, classifica-se como predominante quantitativa. Conclui-se que este possui um alcance internacional, por meio da análise do site, das pesquisas realizadas e os acordos de cooperação em rede. Sugere-se que se amplie as bases de dados com suas pesquisas e artigos, para fortalecer a disseminação do conhecimento, ampliando também o acesso ao site do SOCIUS.

Biografia do Autor

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC. Experiência na área de Administração, com ênfase em Educação a distância e Administração de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: evasão, avaliação, competências, empreendedorismo, estoques, compras e logística.

José Maria Carvalho Ferreira, Universidade Técnica de Lisboa

Possui graduação em Economia Política - Universite de Paris VIII (1974), graduação em Economia - Inst. Sup. de Ciências do Trabalho e da Empresa (1979), mestrado em Systèmes et Structures - Université de Paris X, Nanterre (1982) e doutorado em Sciences Economiques - Université de Paris X, Nanterre (1984). Atualmente é professor titular do Instituto Superior de Economia e Gestão e Presidente do SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações - do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.. Tem experiência na área científica de Sociologia atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias e psicossociologia das organizações, sociologia económica, economia social, terceiro sector, sociologia das organizações e sociologia do trabalho.

Marina Keiko Nakayama, UFSC

Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluido em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Ministra as disciplinas de método cientifico em EGC, desenvolvimento humano e métodos qualitativos no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Pesquisa na área de gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas (relações interpessoais, cultura organizacional, relações de confiança e consciência), avaliação de resultados, desenvolvimento humano e segurança pública

Downloads

Publicado

2011-06-05