Inovação de marketing em Instituições de Ensino Superior da Serra Gaúcha

Autores/as

  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Carina Vedooto Scheneider Coutinho Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Gabriela Cristina Lain Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Eliana Andréa Severo Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p79

Resumen

Na perspectiva do contexto econômico das organizações, a inovação tem sido alvo de estudo de acadêmicos e empresários, pois apresenta a capacidade de transformar economicamente a situação de uma organização, já que esta é um fator que potencializa a competitividade. As organizações buscam inovações para que através destas melhorem sua performance. Estas inovações ocorrem em diversos setores da economia, como é o caso das Instituições de Ensino Superior (IES). Este setor de serviços cresce na medida em que a população aumenta a capacidade de consumo, o que é evidenciado na demanda por serviços educacionais, pois os profissionais necessitam estar com formação adequada às exigências do mercado. O tema central desta pesquisa é a inovação de marketing em IES, que prestam serviços educacionais de graduação e pós-graduação, na região denominada Corede Serra, a qual conta com 31 municípios, com uma das menores taxas de analfabetismo (2,66%) do Brasil. O maior município do Corede Serra é Caxias do Sul, situado na Serra Gaúcha, com 435.564 habitantes, no qual estão sediadas as três IES estudadas. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, descritiva, com escopo de estudo de casos múltiplos, que tem como objetivo identificar e descrever as inovações de marketing, ocorridas nos anos de 2010 e 2011. Os benefícios encontrados no estudo referem-se a melhoria na comunicação com alunos e fornecedores, bem como, a melhoria na qualidade de serviços de suporte, focadas no marketing de relacionamento.

Biografía del autor/a

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Especialista em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Graduado em Administração de Empresas pela UCS. Professor de Graduação e Pós-Graduação da FSG.

Carina Vedooto Scheneider Coutinho, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Cursando Mestrado em Administração pela UCS, Brasil. Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2012). Especialização em Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em EAD pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2011). Especialização em Gestão de Instituições de Ensino pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2009). Especialização em Tutoria em EAD pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2009). Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2006). Atualmente é Diretora do Mutirão Caxias e Professora do Pré-Vestibular Mutirão. Com experiência na Área de Gestão Educacional e Ensino a Distância.

Gabriela Cristina Lain, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Cursando Mestrado em Administração pela UCS. Bacharel em de Administração de Empresas, especialização em Gestão Empresarial com ênfase em Negócios Internacionais e mestranda do curso de Administração da UCS. Experiência profissional na área de finanças, como gerente de negócios de instituição financeira

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bacharel em Administração de Empresas (UCS - Universidade de Caxias do Sul), Especialista em Administração em Marketing (UCS) e em Planejamento Econômico: Gestão Econômica da Empresa (UCS), Mestre em Engenharia de Produção na área de Qualidade e Gerência de Serviços (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade (UFRGS). Professor, pesquisador e coordenador de cursos de pós-graduação (Lato Sensu) na UCS (Administração Estratégica de Serviços, Planejamento e Gestão de Vendas, Gestão da Produção e MBA em Gestão Estratégica da Produção) e no CESF - Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (Marketing Estratégico, Gestão da Produção e Gestão Empresarial). Experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Corporativa, Estratégias de Marketing, Marketing de Relacionamento, Pós-Vendas, Comportamento do Consumidor, Satisfação, Retenção e Lealdade de Clientes e Serviços (Estratégias e Operações). Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado.

Eliana Andréa Severo, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Administração pela UCS. Especialista em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professora de Pós-Graduação da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).

Publicado

2013-04-29

Número

Sección

Artigos