Inovação de marketing em Instituições de Ensino Superior da Serra Gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p79Resumo
Na perspectiva do contexto econômico das organizações, a inovação tem sido alvo de estudo de acadêmicos e empresários, pois apresenta a capacidade de transformar economicamente a situação de uma organização, já que esta é um fator que potencializa a competitividade. As organizações buscam inovações para que através destas melhorem sua performance. Estas inovações ocorrem em diversos setores da economia, como é o caso das Instituições de Ensino Superior (IES). Este setor de serviços cresce na medida em que a população aumenta a capacidade de consumo, o que é evidenciado na demanda por serviços educacionais, pois os profissionais necessitam estar com formação adequada às exigências do mercado. O tema central desta pesquisa é a inovação de marketing em IES, que prestam serviços educacionais de graduação e pós-graduação, na região denominada Corede Serra, a qual conta com 31 municípios, com uma das menores taxas de analfabetismo (2,66%) do Brasil. O maior município do Corede Serra é Caxias do Sul, situado na Serra Gaúcha, com 435.564 habitantes, no qual estão sediadas as três IES estudadas. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, descritiva, com escopo de estudo de casos múltiplos, que tem como objetivo identificar e descrever as inovações de marketing, ocorridas nos anos de 2010 e 2011. Os benefícios encontrados no estudo referem-se a melhoria na comunicação com alunos e fornecedores, bem como, a melhoria na qualidade de serviços de suporte, focadas no marketing de relacionamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).