O marketing social em projetos de responsabilidade social universitária

Autores/as

  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Doutor em Administração-Programa de Pós-Graduação em Administração- PPGA-UNIFOR/Bolsista de pós-doutorado do PNPD/CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA-UNIFOR (doutoranda) Titulação: Mestre
  • Mônica Mota Tassigny Doutora em Educação. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA/UNIFOR)
  • Randal Martins Pompeu Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA da Universidade de Fortaleza - UNIFOR Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Francisco Correia de Oliveira Doutor em Administração Warwick (England), Pós-Doutor (MIT/New Hampshire). Professor da Universidade Estadual do Ceará-UECE.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p113

Resumen

Esta pesquisa busca responder a seguinte inquietação: como se dá a promoção do Marketing Social através das ações de Responsabilidade Social de uma Fundação Educacional? O objetivo geral desse artigo é estudar como as ações de Responsabilidade Social em projetos sociais de uma Fundação Educacional estão vinculadas ao Marketing Social. Parte-se do princípio de que as ações de Responsabilidade Social de uma Fundação Educacional estão relacionadas ao Marketing Social. Esta pesquisa é um estudo de caso único incorporado, em que são estudados oito projetos sociais. O critério de seleção das entrevistas foi intencional. A técnica utilizada foi a Análise de Conteúdo, também foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados demonstram que esses projetos sociais fomentam a inclusão social e a promoção do bem comum na luta pelos direitos humanos, por intermédio de valores, como solidariedade, ética socioambiental e altruísmo, além de envolverem a família e um atendimento humanizado. São projetos de Responsabilidade Social pautados pela prática do Marketing Social na Universidade.

Biografía del autor/a

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Doutor em Administração-Programa de Pós-Graduação em Administração- PPGA-UNIFOR/Bolsista de pós-doutorado do PNPD/CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Prof. Adjunto- Curso de Administração

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI-UFCA

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA-UNIFOR (doutoranda) Titulação: Mestre

Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA-UNIFOR (doutoranda)

Titulação: Mestre

Mônica Mota Tassigny, Doutora em Educação. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA/UNIFOR)

Doutora em Educação. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA/UNIFOR)

Randal Martins Pompeu, Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA da Universidade de Fortaleza - UNIFOR Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA da Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária

Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Francisco Correia de Oliveira, Doutor em Administração Warwick (England), Pós-Doutor (MIT/New Hampshire). Professor da Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Doutor em Administração Warwick (England), Pós-Doutor (MIT/New Hampshire), Professor da Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Publicado

2015-05-13

Número

Sección

Artigos