Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p281Resumen
O objetivo do estudo consiste em verificar quais os métodos de ensino se mostram mais eficazes em relação à aprendizagem, na percepção dos alunos e, destes, quais têm sido mais utilizados pelos professores. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como descritiva quanto ao objetivo, de levantamento em relação aos procedimentos e quantitativa quanto ao tratamento e análise dos dados. A população do estudo compreendeu os alunos e professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Comunitária da Região de Chapecó em Santa Catarina, com uma amostra composta por amostra 95 alunos e 17 professores. Como resultados verificou-se que, na percepção dos alunos, o método e técnica de ensino considerado mais eficaz para o aprendizado é a resolução de exercício, porém, a aula expositiva (teórica) é a metodologia mais utilizada pelos professores. Quanto a importância e eficiência dos recursos para o aprendizado, a utilização de livros e apostilas o mais indicado pelos alunos, no entanto, o PowerPoint (data show) é o recurso mais utilizado pelos professores. Desta forma, concluiu-se que não houve uma convergência do que os alunos consideram eficaz para seu aprendizado, com o que na percepção deles os professores têm mais utilizado para o ensino.