O papel do administrador na estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande: uma analise com base no discurso do sujeito coletivo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p1Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção dos Administradores acerca do papel que desempenham nas Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com base no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O intuito era identificar se havia clareza por parte dos Diretores das Unidades quanto ao papel a ser desempenhado pelos Administradores, especialmente no que tange ao conhecimento das atribuições constantes na descrição do cargo; bem como o sentimento desses profissionais em relação às funções que desempenham e ao futuro do seu papel como Administrador de Unidade Acadêmica da Instituição. A técnica do DSC consiste ainda em analisar o material escrito coletado, extraindo-se de cada um dos questionários as ideias centrais e ancoragens, assim como suas correspondentes expressões-chave, que compõem um ou vários discursos-síntese, na primeira pessoa do singular. A análise dos dados, por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, forneceu condições para perceber os diferentes entendimentos sobre o fazer do Administrador nas Unidades Acadêmicas e a dificuldade de padronização das atividades desse profissional, bem como a necessidade de apoio da Instituição na construção de uma proposta sólida para aproximar esses papeis dentro das Unidades.