O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES na Universidade Federal de Viçosa (UFV): uma avaliação na percepção dos beneficiários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n3p106

Resumen

O presente estudo tem por objetivo geral avaliar o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção de seus beneficiários. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritiva, de natureza quantitativa e do tipo levantamento. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a uma amostra de 312 beneficiários do Programa. Como método de análise, utilizou-se de estatística descritiva. De forma geral, constatou-se que, referente às áreas de atuação do PNAES, os participantes da pesquisa estão satisfeitos com as suas condições atuais, sendo as áreas inclusão digital, transporte e moradia as melhores avaliadas, e as áreas de saúde, creche e acessibilidade, as piores. Quanto ao grau de influência dessas áreas no alcance dos objetivos do programa, constatou-se que: na dimensão “desempenho acadêmico” as áreas que exercem maior influência são moradia, alimentação e inclusão digital; na dimensão “decisão de continuar no curso” as mais influentes são moradia, apoio pedagógico e alimentação; e na dimensão “concluir o curso dentro do prazo previsto” as áreas com maior influência são moradia, apoio pedagógico e inclusão digital. Quanto às áreas que apresentam menor influência nas três dimensões têm-se as áreas creche, esporte e cultura. Assim, para que o PNAES atinja os seus objetivos, as áreas mapeadas precisam ser constantemente monitoradas e avaliadas, de forma que a UFV possa adequar as ações de assistência realizadas às necessidades e espectativas dos seus beneficiários.

Biografía del autor/a

Sueli de Souza Santos Eloi, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda no programa Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap)

Departamento de Administração e Contabilidade - Universidade Federal de Viçosa

Fernanda Cristina da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV. Realizou estágio de Doutorado no exterior (Doutorado Sanduíche) no Institut de Govern i Politiques Publiques da UAB (Espanha). Professora do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa.

Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS/UFV. Membro da Rede de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Líder de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2015-2018.

Odemir Vieira Baêta, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Com período sanduíche em École des Hautes Études Commerciales de Montréal - Université de Montréal (UdeM). Diretor do Centro de Ciências Humanas - CCH da Universidade Federal de Viçosa. Coordenação Local do Mestrado Profissional em Administração Pública da UFV - Campus Viçosa. Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2019-09-02

Número

Sección

Artigos