Motivadores e inibidores da adesão à Gestão de Riscos em Instituições Federais de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e81786

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar diferentes atributos que contribuem ou inibem a adesão, por parte da alta administração, à Gestão de Riscos (GR) nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Embasaram o estudo, a Teoria Institucional e seus pressupostos de legitimidade, isomorfismo e institucionalização; e as discussões sobre adoção de modelos na Administração Pública. Os dados foram obtidos a partir de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas, documentos e observação nas seis IFES do Rio Grande do Sul. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para análise e categorização dos dados. Os resultados revelam que o principal motivador para a adesão ao modelo de GR nas IFES estudadas foi a necessidade de atendimento às normas e Órgãos Federais de Controle e de Auditoria. Estes Órgãos atuam como indutores do isomorfismo coercitivo, contribuindo para a homogeneização das práticas realizadas pelas IFES. Complementarmente, pode-se identificar, de forma indutiva, a presença de duas concepções de Gestão, que tanto podem contribuir ou inibir a adesão à GR por parte da Alta Administração: a Gestão de Vanguarda e a Gestão Crítica. Todos os atributos identificados, tanto motivadores como inibidores, indicam caminhos para as IFES que ainda não aderiram ao processo.

Biografia do Autor

Viviane Costa Touguinha Bauer, FURG

Graduada em Administração e Ciências Contábeis, Especialista em Gestão Empresarial e MBA em Logística, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração da FURG.

 

Ana Paula Capuano da Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. 

Guilherme Lerch Lunardi, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Possui graduação em Administração Hab. Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Em 2013, fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Montreal/Canadá (HEC-Montreal). É professor Associado III da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e participa como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG - Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG), o qual é Coordenador, e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto de Tecnologia de Informação (TI), governança de TI, TI Verde, comércio eletrônico e Tecnologias da Informação aplicada à Saúde.

Rodrigo Serpa Pinto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2015); Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2004); Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2001); Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 1995). Atualmente é Professor Associado do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas (CCSO/UFPel). Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP. Possui experiência na área de Administração, e os principais temas de interesse em pesquisa são: gestão pública, gestão universitária, ética e relações de trabalho.

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Publicado

2022-03-15

Edição

Seção

Artigos