Dificuldades, Preocupações e Estresse na Pós-Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e83913

Palavras-chave:

Stress, Mestrado, Doutorado, Ensino Superior, Brasil

Resumo

Esta pesquisa teve como propósito identificar quais preocupações e dificuldades enfrentadas pelos estudantes na pós-graduação stricto sensu estão relacionadas ao seu nível de estresse, bem como avaliar possíveis correlações entre nível de estresse, desempenho acadêmico percebido e intenção de abando. Para isso, foram investigados 348 estudantes de 53 cursos de mestrado acadêmico e profissional e doutorado acadêmico da Universidade Federal de Uberlândia. Por meio de um estudo quantitativo, com aplicação de testes de regressão linear múltipla e testes de correlação, foram encontrados importantes resultados. Foi identificado que quanto maior o nível de estresse, menor tende a ser o desempenho acadêmico percebido pelos discentes; e quanto maior o nível de estresse dos estudantes, maiores tendem a ser as intenções de abandono do curso. Além disso, as dificuldades e as preocupações que mais fortemente explicam o nível de estresse dos estudantes são: falta de motivação; pressão interna pelo bom desempenho; interferência da demanda dos estudos sobre outros aspectos de sua vida; aspectos financeiros pessoais; dificuldade relativa ao prazo para elaboração da tese ou dissertação; falta de incentivo; e dificuldade de compatibilizar os estudos com a vida pessoal e familiar. Esses achados sugerem que a atenção para o estresse na pós-graduação stricto sensu e a necessidade de um cuidado com os estudantes desse nível de ensino devem compor a formação dos futuros profissionais.

Biografia do Autor

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Mestrado em Administração de Empresas pela UFU e Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. Editor associado da revista Education Policy Analysis Archives, bolsista do CNPq e pesquisador líder do NEPAC - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Tem se dedicado a pesquisa sobre Educação Contábil e Análise das Demonstrações Financeiras.

Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Psicóloga pela PUC Campinas, mestre e doutora em Educação pela Unicamp. Realizou pós-doutorado na USP, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e na PUC – SP, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Primeira Secretária da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) – gestão 2020-2022.

Leonardo Barbosa e Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003 e 2008). Foi reitor da Assistência ao Estudante da UFU e Coordenador Nacional do Fórum dos Reitores da Assistência ao Estudante (FONAPRACE). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia, coordenando o Núcleo de Políticas Públicas e Sistema de Políticas (NUPP) e o Grupo de Pesquisa do Observatório de Políticas Públicas (OPP). Coordena e pesquisa evasão, retenção e perfil de alunos em instituições federais de ensino superior.

Renata Fabiana Pegoraro, Universidade Federal de Uberlândia

Professor dos cursos de graduação e mestrado em psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Psicologia (1996), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Psicologia pela Universidade de São Paulo, especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Carlos (1999), pós-doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paul (2020). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Psicologia e Políticas Públicas de Saúde / Saúde Mental.

Janser Moura Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Janser Moura Pereira, é professor Associado da Universidade de Uberlândia
(Brasil), Faculdade de Matemática. Graduado em Matemática pela Universidade
Federal de Uberlândia (Brasil), Mestre e Doutor em Estatística e Experimentação
Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (Brasil). Tem experiência na
área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas:
modelos lineares, modelos não-lineares, inferência paramétrica e não
paramétrica.

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Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigos