Evolução da oferta e das matrículas em cursos superiores na área de saúde ofertados na modalidade de educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e96325Palabras clave:
Educação a Distância, EAD, Graduação em saúdeResumen
A oferta de cursos de graduação da área de saúde na modalidade de Educação a Distância (EAD) tem sido incentivada nos últimos anos. No entanto, há controvérsias quanto à adequação desta. Para avanços nessas discussões, torna-se importante avaliar a evolução, distribuição e utilização das vagas até então disponibilizadas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma análise da evolução da oferta e das matrículas nos cursos da área de saúde ofertados na modalidade EAD no Brasil, no período de 2010 a 2020. Para isso, foram utilizados dados provenientes do Censo da Educação Superior, nos quais empregou-se uma análise quantitativo-descritiva. Os resultados demonstram aumentos expressivos no número de cursos e vagas oferecidas ao longo desse período, principalmente a partir de 2015. Contudo, revelam que as matrículas não tem crescido na mesma proporção, indicando uma disparidade entre a oferta e a demanda. Ainda, há discrepância no número de matriculados em função do estado e região do Brasil. Tais descobertas contribuem para uma melhor compreensão do panorama da oferta de cursos de graduação em saúde na modalidade EAD no Brasil, bem como incentivam discussões sobre a pertinência dessa oferta e sobre o desenvolvimento de futuras políticas educacionais.
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