Teletrabalho e os novos desafios da liderança nas relações laborais: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e96336

Palabras clave:

Teletrabalho, Liderança, Administração Pública

Resumen

 O presente estudo aborda os novos desafios nas relações laborais de líderes de equipes em teletrabalho, trazendo o caso concreto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, uma instituição federal de ensino. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e análise do conteúdo realizada com base nos pressupostos de Bardin.  Os resultados mostram que o teletrabalho foi altamente difundido no contexto da pandemia do Covid-19 e implementado como programa de gestão na instituição a partir da consolidação da legislação, sendo possível identificar pontos positivos e negativos e desafios relacionados a barreiras na comunicação, adaptação, gerenciamento, sistemas e aspectos culturais. Ao final, foi possível considerar que essa prática laboral ainda está em fase de adaptação, havendo a necessidade de aperfeiçoamento visando diminuir os desafios encontrados, bem como aprofundar os estudos na área a fim de construir parâmetros representativos sobre o tema.

Biografía del autor/a

Ana Karina Nicola Gervásio, UFRRJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Direito Público pelo Centro Universitário Claretiano. MBA em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Bacharel em Direito pela Rede Gonzaga de Ensino Superior. (REGES). Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Rondônia (OAB-RO). Assistente em Administração no Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste.

Márcia Cristina Rodrigues Cova, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora em Ciências Sociais (CPDA - UFRRJ), Mestre em Administração Rural (DAE - UFLA), Bacharel em Administração Empresa/Pública (ICHS - UFRRJ). Avaliadora de Cursos de Graduação de Administração EAD (INEP/MEC). Professora Associada no DAT/IM/UFRRJ com as seguintes atividades: 1. Professora de Liderança Estratégica (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia - UFRRJ). 2. Professora de Gestão de Pessoas 1 e 2 (Curso de Administração - IM - UFRRJ). 3. Coordenadora das disciplinas Gestão de Pessoas 1 e de Gestão de Pessoas 2 (CEDERJ/CECIERJ/UAB/UFRRJ). 4. Lider do Grupo de Pesquisa em Administração e Desenvolvimento (GPAD - UFRRJ). Desenvolve suas atividades na área de Administração, atuando principalmente na linha Estratégias Inovadoras para Organizações Públicas e Privadas, no eixo temático de liderança estratégica. Endereço no Google Scholar https://scholar.google.com.br/citations?user=OpnK0l4AAAAJ&hl=pt-BR e no ORCID https://orcid.org/0000-0001-7477-5421

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Publicado

2024-10-04

Número

Sección

Artigos