Uma análise da evasão, estudo de caso no Curso Superior de Engenharia de Produção do Instituto Federal de Minas Gerais do Campus Congonhas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e104905Palavras-chave:
Ensino Superior, Evasão, Enganharia de ProduçãoResumo
Nos últimos anos, o sistema educacional superior no Brasil passou por um processo de expansão. Atrelado ao processo de expansão está o aumento do número de evasão, especialmente nos cursos de engenharia. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi identificar os principais motivos que levam à evasão no curso de Engenharia de Produção do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Congonhas. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória e abordagem quali-quantitativa. Realizou-se uma coleta de dados de discentes do período de 2010 a 2022 através de informações disponibilizadas pela instituição. Foram analisados 20 atributos relacionados a uma série de características pessoais, socioeconômicas, relacionadas ao curso e à forma de ingresso. Os resultados evidenciaram que a maior parcela de alunos evadidos é do sexo masculino, bem como aqueles que residem em locais distantes do Campus, e cujo pai ou mãe é ausente. Outros fatores, tais como, alunos de famílias grandes, que ingressam por meio de SISU e que frequentam escolas privadas também se mostram relevantes nas chances de evasão. Com base nas conclusões, foi possível apontar estratégias que combinadas podem ajudar a criar um ambiente mais acolhedor e suportivo, incentivando a permanência dos alunos no curso de Engenharia de Produção.
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