Universidade e modificação organizacional – do modelo burocrático à organização intensiva de conhecimento
Resumo
http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p01
Este artigo enfoca a educação superior, especificamente nas universidades, agora inseridas em um contexto de globalização, buscando entender como essas organizações surgidas na Idade Média, passando pelas transformações da Modernidade e do Iluminismo, chegaram ao século XXI, enfrentando os reptos de sua sustentabilidade, a partir de valores, missão e tradição cultural, mantidos ao longo dos séculos. Em concordância com essa visão, alguns autores defendem que um dos elementos para compreender o processo de modificação pelo qual passa a sociedade é o aumento progressivo da dependência dos países, dos governos, das empresas e dos indivíduos em relação ao conhecimento. Nações e indivíduos estão percebendo sua condição de dependência uns em relação aos outros e o papel central que o conhecimento possui, sendo necessário para isso que se dê uma nova visão quanto à organização intensiva do conhecimento. Destarte, esse mostrar o modo como as organizações partilham o conhecimento, e como este é facilitado pela divulgação através dos meios de comunicação e pela informática, para isso será apresentado um breve histórico da universidade, para que seja entendido de que maneira essas organizações se comportam com as mudanças tecnológicas e estruturais dos novos tempos. Onde poderá ser observado que a aludida modificação organizacional pode assegurar a sustentabilidade, na conjuntura de diuturnas transformações. Para atingir tais objetivos será utilizada a pesquisa bibliográfica, como metodologia de pesquisa. Nessa pesquisa evidenciou-se que a universidade é uma organização complexa, onde a burocracia em determinados momentos é um empecilho para o crescimento, fazendo-se mister que os gestores utilizem de todo conhecimento para geri-la.
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