Distribuição regional das instituições de ensino superior gratuito no Estado de Santa Catarina: a lacuna na Mesorregião do Vale do Itajaí e as contradições das políticas públicas de expansão de vagas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p280Resumo
O debate sobre democratização do Ensino Superior no Brasil é um tema recorrente, sendo que a garantia do acesso é uma das questões centrais destas discussões. Tratar da “democratização do ensino superior” implica no enfrentamento de questões ligadas ao acesso de um maior número de estudantes a esse grau de ensino. O presente artigo tem como objeto central analisar as políticas públicas de acesso com base no mapeamento das Instituições de Ensino Superior públicas gratuitas no Estado de Santa Catarina, considerando para o mapeamento a divisão geopolítica mesorregional do IBGE. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativo. O corpus da pesquisa foi constituído por dados do IBGE e informações disponibilizadas pelas instituições. Após a análise dos dados, se pode dizer que 37,5% das IES públicas gratuitas que oferta mais de três cursos superiores estão concentradas na mesorregião da Grande Florianópolis, em detrimento de outras regiões do território catarinense. Verifica-se que apenas 3,39% dos municípios do Estado possuem IES pública gratuita que oferta mais de três cursos superiores.
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