Pesquisa empírica: método progressista para desenvolver competências de liderança em acadêmicos de Ciências Contábeis

Autores

  • Rosigleide Reboli Cardoso Universidade Federal de Rondonia - UNIR
  • Rosana Reboli Cardoso Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA
  • Ítalo de Paula Casemiro Universidade Federal de Rondonia - UNIR
  • Jose Moreira da Silva Neto Universidade Federal de Rondonia - UNIR
  • Aloir Pedruzzi Junior Universidade Federal de Rondonia - UNIR
  • Valdeson Amaro Lima Universidade Federal de Rondonia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n4p200

Resumo

A necessidade de adequação dos cursos de Ciências Contábeis para entregar ao mercado, profissionais com competências de liderança, capazes de atender as complexidades apresentadas pelas organizações, nortearam este trabalho que teve como objetivo identificar as contribuições da utilização de pesquisa empírica para desenvolvimento de competência de liderança no curso de Ciências Contábeis. Trata-se de uma pesquisa descritiva utilizando os procedimentos estudo de caso e pesquisa bibliográfica, no qual utilizou-se como amostra os acadêmicos do curso de Ciência's Contábeis do ano de 2014/01, matriculados na disciplina Liderança Situacional na Atividade Contábil da UNIR. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que o método, apresenta-se como ótima alternativa dentre as metodologias de ensino disponíveis aos docentes das áreas humanas nos cursos de Ciências Contábeis, ressaltando-se como suas contribuições, a capacidade de oportunizar a vivência real no contexto das organizações e possibilitar aos acadêmicos, a capacidade de avaliar criticamente os prós e contras dos comportamentos adotados quando no exercício profissional que demandar competências de líderes.

Biografia do Autor

Rosigleide Reboli Cardoso, Universidade Federal de Rondonia - UNIR

Autor filiado a Universidade Federal de Rondonia, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Rosana Reboli Cardoso, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA

Autor filiado a Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Ítalo de Paula Casemiro, Universidade Federal de Rondonia - UNIR

Autor filiado a Universidade Federal de Rondonia, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Jose Moreira da Silva Neto, Universidade Federal de Rondonia - UNIR

Autor filiado a Universidade Federal de Rondonia, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Aloir Pedruzzi Junior, Universidade Federal de Rondonia - UNIR

Autor filiado a Universidade Federal de Rondonia, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Valdeson Amaro Lima, Universidade Federal de Rondonia - UNIR

Autor filiado a Universidade Federal de Rondonia, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos