Principais características dos alunos retidos dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p238

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar as principais características dos estudantes retidos dos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Espírito Santo. Para isso foram realizados testes estatísticos Qui-quadrado de Pearson que indicaram a existência de associação significante entre situação do aluno ao final do curso (formado ou retido) e outras 40 variáveis diferentes. Oito dessas associações foram consideradas mais importantes, indicando que as principais características do aluno retido são: duas ou mais reprovações; coeficiente de rendimento acumulado menor que 8,00; matriculado em cursos dos Centros de Artes, Ciências Exatas ou Ciências Humanas e Naturais; matriculado em cursos com duração sugerida de seis a oito períodos; relação candidato/vaga do vestibular de ingresso menor que 4,85; cursos das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e da Terra, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes; média das notas na 2ª etapa do vestibular menor ou igual a 6,00 pontos; e trancamento de curso por um semestre ou mais. Diante da complexidade do fenômeno de retenção discente nos cursos superiores, indicada pelo número de variáveis envolvidas, este estudo contribuiu para aumentar a compreensão do processo, tendo vista que identificou características típicas de estudantes de prolongam a permanência na universidade.

Biografia do Autor

Alexandre Severino Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Gestão Pública - PPGGP/UFES

Técnico-Administrativo em Educação - PROGEP/UFES

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Administração - UFRJ

Professora Associada - PPGGP/UFES

Gutemberg Hespanha Brasil, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Engenharia Elétrica - PUCRJ

Professora Associado - PPGGP/UFES

Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Comunicação e Semiótica - PUCSP

Professora Adjunta - PPGGP/UFES

Downloads

Publicado

2016-05-02

Edição

Seção

Artigos