O absenteísmo acadêmico e suas consequências mais óbvias

Autores

  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia
  • Tamires Sousa Araujo Universidade Federal de Uberlândia
  • Izabelle Almeida Marcelino Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p172

Resumo

A presente pesquisa teve como propósito analisar a relação entre absenteísmo e desempenho acadêmico no Curso de Ciências Contábeis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental em uma Instituição Pública brasileira. Com a permissão da coordenação do curso, foram analisadas diversas informações relativas à participação de 1.525 estudantes em 715 disciplinas ministradas no período compreendido entre o primeiro semestre de 2009 e o segundo semestre de 2013, totalizando 29.839 observações. A partir dessas observações, foram analisadas as seguintes variáveis: desempenho acadêmico, tamanho da turma, período, turno, carga horária e inassiduidade (medida de absenteísmo). Os resultados indicaram que todas as variáveis investigadas estão significativamente correlacionadas ao desempenho acadêmico dos estudantes. No entanto, a variável que apresentou a correlação mais forte foi absenteísmo. Esses resultados sugerem que a primeira consequência do absenteísmo é a queda no desempenho acadêmico, como já havia sido identificado anteriormente por outros pesquisadores. Também foi identificado que o absenteísmo está significativamente correlacionado com todas as variáveis acima mencionadas. Assim, alunos que estão em salas mais cheias, do turno diurno, dos períodos finais e matriculados em disciplinas com cargas-horárias maiores tendem a apresentar maiores níveis de absenteísmo. Além disso, constatou-se que, 32,9% dos alunos evadidos no período pesquisado haviam tido reprovações por falta entre 2009 e 2013, evidenciado assim, a segunda consequência grave do absenteísmo, a evasão. 

Biografia do Autor

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Tamires Sousa Araujo, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia

Izabelle Almeida Marcelino, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante de Iniciação Científica no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos