Como descrever um professor exemplar? Percepções de estudantes de graduação em Administração e Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e72618

Resumo

Segundo Lowman (2005) a qualidade do ensino se relaciona com a habilidade do professor em criar estímulo intelectual e empatia interpessoal com os estudantes. O objetivo deste estudo é identificar como os estudantes de graduação em Administração (ADM) e Ciências Contábeis (CC) descrevem um professor exemplar, verificando se há diferença nas suas percepções, de acordo com o modelo de Lowman. O estudo foi realizado em uma universidade catarinense e consistiu em quatro grupos focais, de acordo com o curso e o semestre dos estudantes. Para análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A didática foi considerada a melhor característica de um professor exemplar.  Enquanto os estudantes de ADM consideraram a necessidade de mais estímulos intelectuais, os de CC enfatizaram as relações interpessoais. A principal contribuição deste estudo está na comparação entre as percepções do que é um professor exemplar por estudantes de dois cursos complementares, porém com perfis de estudantes distintos. Além de confirmar os resultados obtidos em pesquisas anteriores, trouxe a importância dada pelos estudantes de ADM às atividades que aliam teoria e prática como um novo achado. Ainda, apresentou situações que ocorrem em sala de aula que podem gerar reflexões para melhorar a qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Graziela dos Santos Bento, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Mestrado

FURB - Universidade Regional de Blumenau

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração

Larissa Kvitko, FURB - Universidade Regional de Blumenau | UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia

Mestrado

FURB - Universidade Regional de Blumenau

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração

UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia

Luciano Castro de Carvalho, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutorado

FURB - Universidade Regional de Blumenau

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração

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Publicado

2021-01-04

Edição

Seção

Artigos