Qualidade percebida por alunos de instituições de ensino superior: efeitos do tamanho da turma, gênero e tempo de experiência do aluno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e76356

Resumo

Objetiva-se investigar relações entre qualidade percebida no serviço educacional dos alunos de graduação presencial privada com: tamanho da turma, gênero e tempo de experiência de uso do serviço. Realizou-se pesquisa do tipo survey, de natureza quantitativa e caráter descritivo. A escala SERVPERF foi adaptada para mensurar as variáveis propostas sobre amostra de 1.379 estudantes de três instituições de ensino superior (IES) privadas brasileiras. Resultados do teste Mann-Whitney U indicaram relações negativas significativas entre qualidade percebida e tamanho da turma. As percepções de qualidade dos alunos veteranos também apresentaram resultados significativamente inferiores às percepções dos calouros. Por outro lado, apesar das médias do grupo feminino serem superiores às do grupo masculino em todas dimensões pesquisadas, não foi encontrado resultado significativo entre qualidade percebida e gênero, de forma geral. Devido às lacunas em pesquisas com as variáveis avaliadas, os achados contribuem para debate acadêmico, sobretudo acerca do comportamento do consumidor. Adicionalmente, discutem-se sugestões relevantes para tomadas de decisões gerenciais das IES que buscam melhorias operacionais e financeiras e se encontram pressionadas por tendências mercadológicas, incluindo aumento de alunos por sala de aula e consequente risco de deterioração da qualidade percebida de seus serviços.   

 

Biografia do Autor

Marcus Rodrigues Peixoto, Pontifícia Universidade Católica - PUC-RJ

Doutorando em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ)

Mestre em Inovação e Desenvolvimento no Centro Universitário dos Guararapes (UniFG-PE)

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ)

Doutor em Administração de Empresas na COPPEAD - UFRJ

Mestre em Engenharia Elétrica na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ)

Professor Titular na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ)

 

Referências

ANNEGUES, C.A.: PORTO, S.; FIGUEIREDO, E. Tamanho da Turma e Desempenho Acadêmico dos Universitários: evidência para a UFPB. Estudos Econômicos, n.50, p. 99-124, 2020.

BANDIERA, O.; LARCINESE, V.; RASUL, I. Heterogeneous Class Size Effects. The Economic Journal, n.120, p.1365-1398, 2010.

BOLTON, R.N. A Dynamic Model of Duration of the Customer’s Relationship with Continuous Service Provider: Role of Satisfaction. Marketing Science, n.17, p.45-65, 1998.

BOLTON, R.N., DREW, J.H. A Longitudinal Analysis of the Impact of Service Changes on Customer Attitudes. Journal of Marketing, n. 55, v.1, p. 1-9, 1991.

BRADY, M.K., CRONIN, J.J., BRAND, R.R. Performance-only measurement of service quality: a replication and extension. Journal of Business Research, v. 55, p. 17-31, 2002.

CASTLEBERRY, S., & McINTYRE, F.S. Consumers’ Quality Evaluation Process. Journal of Applied Business Research, 8(3), 74-82, 1992.

ÇERA, G.; CEPEL, M.; ZAKUTNA, S.; ROSZA, Z. Gender differences in the perception of the university education quality as applied to entrepreneurial intention. Journal of International Studies, n. 11, v. 3, p. 147-160, 2018.

CHEN, C-M., LIU, H-M. The moderating effect of competitive status on the relationship between customer satisfaction and retention. Total Quality Management & Business Excellence, v. 30, p. 721-744, 2019.

CRONIN, J.J.; BRADY, M.K.; HULT, G.T.M. Assessing the Effects of Quality, Value, and Customer Satisfaction on Consumer Behavioral Intentions in Service Environments. Journal of Retailing, v. 76, n. 2, p. 193-218, 2000.

CRONIN, J.J.; TAYLOR, S.A. Measuring Service Quality: A Reexamination and Extension. Journal of Marketing, v. 56, n. 3, p. 55-68, 1992.

DE PAOLA, M.; PONZO, M.; SCOPPA, V. Class size effects on student achievement: heterogeneity across abilities and fields. Education Economics, v. 21, p. 135-153, 2013.

FERBER, R.; LEE, L.C. Husband-wife influence in family purchasing behavior. Journal of Consumer Research, v. 1, n.1, p. 43-50, 1974.

FOLEY, A.R.; MASINGILA, J.O. Building capacity: challenges and opportunities in large class pedagogy (LCP) in Sub-Saharan Africa. Higher Education, v. 67, p. 797-808, 2014.

GARVIN, D. A. Gerenciando a Qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2002

GUIMARÃES, J.C.F.; SEVERO, E.A.; NOBREGA, K.C.; LEONE, M.N.C.P.G. A influência da inovação no ensino, qualidade e comprometimento sobre a retenção de alunos no ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 12, n. 1, p. 249-269, 2019.

GUSE, D.; WEISS, B.; HAASE, F.; WUNDERLICH, A.; MÖLLER, S. Multi-episodic perceived quality for one session of consecutive usage episodes with a speech telephony service. Quality User Experience, v. 2, n. 8, p. 1-16, 2017.

HANOVER RESEARCH INSTITUTE. Strategies for Teaching Large Undergraduate Classes. Washington, 2010.

HOGART, R.M.; EINHORN, H.J. Order effects in belief updating: the Belief-Adjustment model. Cognitive Psychology, v. 24, p. 1-55, 1992.

HOLBROOK, M.B., GARDNER, M.P. An Approach to Investigating the Emotional Determinants of Consumption Durations: Why Do People Consume What They Consume for as Long as They Consume It? Journal of Consumer Psychology, v. 2, p. 123-142, 1993.

HOPER – EDUCAÇÃO. Análise Setorial da Educação Superior Privada (11. ed.), 2018.

HUXLEY, G.; MAYO, J.; PEACEY, M.W.; RICHARDSON, M. Class Size at University. Fiscal Studies, v. 39, n. 2, p. 241-264, 2018.

INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2011 a 2018. [online], 2012 a 2019. [citado 02/10/2019]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse.

JOSEPH, M.; YAKHOU, M.; STONE, G. An education institution’s quest for service quality: custormers’ perspective. Quality Assurance in Education, v. 13, n. 1, p. 66-82, 2005.

KAUR, H.; BHALLA, G.S. Determinants of effectiveness in public higher education-students’ viewpoint. International Journal of Educational Management, v.32, p. 1135-1155, 2018.

KWUN, D.J. Effects of campus foodservice attributes on perceived value, satisfaction, and consumer attitude: A gender-difference approach. International Journal of Hospitality Management, v. 30, p. 252-261, 2011.

LIM, W.M.; JEE, T.W.; DE RUN, E.C. Strategic brand management for higher education institutions with graduate degree programs: empirical insights from the higher education marketing mix. Journal of Strategic Marketing, v. 28, n. 3, p. 225-245, 2020.

MACHADO, M.P.; VERA-HERNANDEZ, M. Does Class Size Affect the Academic Performance of First Year College Students? Mimeo University College London, 2008.

MANATOS, M.J.; SARRICO, C.S.; ROSA, M.J. The integration of quality management in higher education institutions: a systematic literature review. Total Quality Management & Business Excellence, v. 28, n. 1-2, p. 159-175, 2017.

MANDEL, P.; SÜSSMUTH, B. Size matters. The relevance and Hicksian surplus of preferred class size. Economics of Education Review, v. 30, p. 1073-1084, 2011.

MEYERS-LEVY, J.; MAHESWARAN, D. Exploring differences in Males’ and Females’ processing strategies, Journal of Consumer Research, v. 18, p. 63-70, 1991.

MIRANDA, G.J.; LEMOS, K.C.S.; OLIVEIRA, A.S.; FERREIRA, M.A. Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios. Meta:Avaliação, v. 7, p. 175-209, 2015.

MITCHELL, V.; WALSH, G. Gender differences in German consumer decision-making styles. Journal of Consumer Behaviour, v. 3, p. 331-346, 2004.

MOKHLIS, S. The Influence of Service Quality on Satisfaction: A Gender Comparison. Public Administration Research, v.1, n. 1, p. 103-112, 2012.

OLIVER, R.L. Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer (2. Ed). New York, Routledge, 2015.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.A.; BERRY, L.L. SERVQUAL: A Multiple-Item Scale for Measuring Consumer Perceptions of Service Quality. Journal of Retailing, v. 64, n. 1, p. 12-40, 1988.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.A.; BERRY, L.L. Refinement and Reassessment of the SERVQUAL Scale. Journal of Retailing, v. 67, n. 4, p. 420-450, 1991.

PEDRO, E.; MENDES, L.; LOURENÇO, L. Perceived service quality and students’ satisfaction in higher education: the influence of teaching methods. International Journal for Quality Research, v. 12, n. 1, p. 165-192, 2018.

PEIXOTO, M.R.; AGUIAR, E.C. O Impacto do Tamanho da Classe na Percepção de Qualidade de Alunos de uma Instituição de Ensino Superior Privada Brasileira. Revista Gestão e Planejamento, v. 19, p. 191-207, 2018.

PHAM, H-H; LAI, S.L. Higher education as an extended duration service: an investigation of the determinants of Vietnamese overseas student loyalty. Journal of Studies in International Education, v. 20, n. 5, p. 454-471, 2016.

POFFO, G.D.; MARINHO, S.V. Qualidade na percepção discente do curso de administração. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 6, n. 2, p. 210-230, 2013.

PRAKASH, G. Understanding service quality: insights from the literature. Journal of Advances in Management Research, v. 16, n. 1, p. 64-90, 2019.

SAPELLI, C.; ILLANES, G. Class size and teacher effects in higher education. Economics of Education Review, v. 52, p. 19-28, 2016.

Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior. Mapa do ensino superior no Brasil 2016. São Paulo, Convergência, 2016.

SORESCU, A.; SORESCU, S.M. Customer satisfaction and long-term stock returns. Journal of Marketing, v. 80, p. 110-115, 2016.

SPATHIS, C.; PETRIDOU, E.; GLAVELI, N. Managing Service Quality in Banks: customer’s gender effects. Managing Service Quality, v. 14, p. 90-102, 2004.

SUMAEDI, S.; MAHATMA, G.; BAKTI, Y.; METASARI, N. An empirical study of state university students’ perceived service quality. Quality Assurance in Education, v. 20, p. 164-183, 2012.

TEEROOVENGADUM, V.; NUNKOO, R.; GRÖNROOS, C.; KAMALANABHAN, T.J.; SEEBALUCK, A.K. Higher education service quality, student satisfaction and loyalty. Validating the HESQUAL scale and testing an improved structural model. Quality Assurance in Education, v. 27, n. 4, p. 427-445, 2019.

TOMASSINI, R.; AQUINO, R.; CARVALHO, F.A. Expectativas e percepções em sequencias de serviços. RAE Eletrônica, v. 7, n. 2, 2008.

VIEIRA-SANTOS, J.; HENKLAIN, M.H.O. Contingências sociais que dificultam o engajamento do professor universitário em relações de qualidade com seus alunos. Revista Perspectivas, v. 8, n. 2, p. 200-214, 2017.

WEBB, O.J.; COTTON, D.R.E. Deciphering the sophomore slump: changes to student perceptions during the undergraduate journey. Higher Education, v. 77, p. 173-190, 2019.

WESTERLUND, J. Class size and student evaluations in Sweden. Education Economics, v. 16, n. 1, p. 19-28, 2008.

WITZE, A. Universities will never be the same after the coronavirus crisis. Nature, v. 582, p. 162-164, 2020.

WRIGHT, M.C.; BERGOM, I.; BARTHOLOMEW, T. Decreased class size, increased active learning? Active Learning in Higher Education, v. 20, n. 1, p. 51-62, 2019.

YE, J.; DONG, B.; LEE, J-Y. The long-term impact of service empathy and responsiveness on customer satisfaction and profitability: a longitudinal investigation in a healthcare context. Marketing Letters, v. 28, p. 551-564, 2017.

ZEITHAML, V.A. Consumer Perception of Price, Quality, and Value: A Means-End Model and Synthesis of Evidence. Journal of Marketing, v. 52, n. 3, p. 2-22, 1988.

ZEITHAML, V.A.; PARASURAMAN, A.; BERRY, L.L. Delivering Quality Service: Balancing Customer Perceptions and Expectations. New York, The Free Press, 1990.

Publicado

2021-05-01

Edição

Seção

Artigos