Vantagens competitivas na oferta de cursos EaD em universitárias comunitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e80175

Resumo

O estudo tem como objetivo identificar fontes de vantagem competitiva na oferta de cursos EaD em universidades comunitárias. Quanto ao delineamento de pesquisa, o presente estudo caracteriza-se como descritivo quanto aos objetivos, estudo de casos múltiplos quanto aos procedimentos e quanto a abordagem, caracteriza-se como qualitativa. O estudo foi realizado em duas organizações universitárias comunitárias situadas no Sul do Brasil. Como resultados foi possível constatar os recursos necessários para viabilizar a oferta de cursos EaD, nos dois casos estudados, são a necessidade de mobilizar recursos tecnológicos, humanos e financeiros. Embora, não tenha sido constatado recursos suficientes para a geração de vantagem competitiva sustentável, a adoção da estratégia em si trouxe benefícios para as universidades pesquisadas, como apropriação das tecnologias utilizadas no EaD e a expansão da universidade. Porém, no que tange a capacidade de criar valor e gerar vantagem competitiva, nos casos estudados, observa-se certa dificuldade, principalmente em desenvolver diferenciais específicos para os cursos EaD que sejam valiosas para os alunos e gerem vantagem competitiva sustentável para as universidades.

Biografia do Autor

Sheila Patrícia Ramos Beckhauser, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Possui doutorado em Administração e Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2019). Mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2015). E graduação em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2007). É sócia - Representações Comerciais Beckhauser Ltda - ME. Professora Universitária nas disciplinas de Fundamentos da Administração, Fundamentos de Marketing e Promoção e Propaganda na Uniasselvi.

Iara Regina dos Santos Parisotto, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutora (2012) em Administração UNINOVE, Mestre em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), especialista em Gerência Contábil e Auditoria e Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis, graduada em Ciencias Contabeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991). Professora TI-40H FURB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Atua como professora permanente do Mestrado em Administração e do Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Orientação de teses e dissertações.

Referências

ANSOFF, H. I. Corporate strategy. Harmondsworth: Penguin, 1965.

BARNEY, Jay B.; HESTERLY, William S.; ROSEMBERG, Monica. Administração estratégica e vantagem competitiva. Pearson Educación, 2007.

BARNEY, Jay B.; KETCHEN JR, David J.; WRIGHT, Mike. The future of resource-based theory: revitalization or decline? Journal of management, v. 37, n. 5, p. 1299-1315, 2011.

BARNEY, Jay. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991.

BERTOLIN, Julio Cesar Godoy; DALMOLIN, Bernadete Maria. As universidades comunitárias e a emergência de mercados na educação superior: entre a pressão da competição e o diferencial dos valores acadêmicos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 30, n. 1, 2014.

BITTENCOURT, Helio Radke et al. Instituições de ensino superior comunitárias: questões atuais. REDES: Revista do Desenvolvimento Regional, v. 19, n. 3, p. 248-269, 2014.

CONTO, Samuel Martim; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V.; VACCARO, Guilherme Luís Roehe. A inovação como fator de vantagem competitiva: estudo de uma cooperativa produtora de suco e vinho orgânicos. Gestão & Produção, São Carlos, v. 23, n. 2, p. 397-407, 2016.

CYERT, Richard M. MARCH, James G. A behavioral theory of the firm. Englewood Cliffs, NJ, v. 2, n. 4, p. 169-187, 1963.

FARIA, Denilda Caetano; DA SILVA, Moisés Gregório; DE ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães. Políticas de expansão da educação superior no Brasil: a formação de professores a distância na UAB. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 32, n. 3, p. 851-870, 2016.

FIALHO, Sergio Hage; DE BARROS, Manoel Joaquim Fernandes; RANGEL, Marcia Tereza Rebouças. Desafios da regulação da EAD no Ensino Superior no Brasil: Estrutura, Diálogo e autonomia Institucional. Gestão & Planejamento-G&P, v. 20, 2019.

FIUZA, Patricia Jantsch; SARRIERA, Jorge Castellá. Motivos para adesão e permanência discente na educação superior a distância. Psicologia Ciência e Profissão, v. 33, n. 4, p. 884-901, 2013.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HAMBRICK, Donald C.; CANNELLA JR, Albert A. Strategy implementation as substance and selling. Academy of Management Perspectives, v. 3, n. 4, p. 278-285, 1989.

HIGGINS, J. M. The eight ‘S’s of successful strategy execution. Journal of Change Management, v. 5, n. 1, p. 3-13, 2005.

HOSKISSON, Robert E, et al. Estratégia Competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

HREBINIAK, Lawrence G. Obstacles to effective strategy implementation. Organizational dynamics, 2006.

JUGDEV, Kam; MATHUR, Gita. Project management elements as strategic assets: preliminary findings. Management Research News, v. 29, n. 10, p. 604-617, 2006.

KARPINSKI, Josiani Aparecida et al. Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD: a percepção dos acadêmicos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 2, p. 440-457, 2017.

KELLER, George. Academic strategy: The management revolution in American higher education. JHU Press, 1983.

KOHLBACHER, Florian. The use of qualitative content analysis in case study research. In: Forum Qualitative Sozialforschung/Forum: Qualitative Social Research. Institut für Qualitative Forschung, 2006. p. 1-30.

LAMAL, P. A. Higher education: Social institution or business? Behavior and Social Issues, v. 11, n. 1, p. 65-70, 2001.

LOPES, Luís Fernando; FARIA, Adriano Antônio. O que e o quem da Ead: história e fundamentos. Curitiba: InterSaberes, 2013.

LYNCH, Richard; BAINES, Paul. Strategy development in UK higher education: towards resource‐based competitive advantages. Journal of Higher Education Policy and Management, v. 26, n. 2, p. 171-187, 2004.

MANCEBO, Deise; VALE, Andréa Araújo do; MARTINS, Tânia Barbosa. Políticas de expansão da educação superior no Brasil (1995-2010). Revista Brasileira e Educação, Rio de Janeiro, v. 20. n. 60, p. 31-50, jan./mar. 2015.

MARCH, James G.; SIMON, Herbert Alexander. Organizations. 1958.

MCDANIEL JR, Reuben R. Management strategies for complex adaptive systems sensemaking, learning, and improvisation. Performance Improvement Quarterly, v. 20, n. 2, p. 21-41, 2007.

MEYER JR, Victor; PASCUCI, Lucilaine; MANGOLIN, Lúcia. Gestão estratégica: um exame de práticas em universidades privadas. Revista de Administração Pública, v. 46, n. 1, p. 49-70, 2012.

MEYER, Bernardo; MEYER, Victor. “Managerialism” na Gestão Universitária: uma análise de suas manifestações em uma instituição empresarial. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 6, n. 3, p. 01-20, 2013.

MEYER, Victor; PASCUCI, Lucilaine; ANDRIGUETTO, Haroldo. Estrategias académicas: conflictos en la gestión de un sistema complejo. Revista ESPACIOS, v. 38, n. 04, 2017.

MONDINI, Vanessa Edy Dagnoni et al. Instituições de ensino superior a distância: análise dos motivos de escolha. Meta: Avaliação, v. 6, n. 16, p. 71-84, 2014.

MORRISH, Sussie Celna; LEE, Christina. Country of origin as a source of sustainable competitive advantage: the case for international higher education institutions in New Zealand. Journal of Strategic Marketing, v. 19, n. 6, p. 517-529, 2011.

NASSIF, Vânia Maria Jorge; HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori. A competitividade das universidades particulares à luz de uma visão baseada em recursos. Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review), v. 3, n. 1, 2008.

NAVARRO, Jose Ruiz; GALLARDO, Francisca Orihuela. A model of strategic change: Universities and dynamic capabilities. Higher Education Policy, v. 16, n. 2, p. 199-212, 2003.

NETTO, Carla; GUIDOTTI, Viviane; SANTOS, Pricila Kohls. A evasão na EaD: investigando causas, propondo estratégias. In: Congresos CLABES. 2017.

PARAKHINA, Valentina et al. Strategic management in universities as a factor of their global competitiveness. International Journal of Educational Management, v. 31, n. 1, p. 62-75, 2016.

PENROSE, Edith. The theory ofthe growth ofthe firm. JohnW iley& Sons, New York, 1959.

PEREIRA, Maurício Fernandes; OLIVEIRA, Fernando Ventura de. O processo de aquisição como estratégia organizacional podendo gerar vantagem competitiva: um estudo de caso no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 6, n. 2, 2013.

PEREIRA, Viviane Santos; ANTONIALLI, Luiz Marcelo. Ensino a distância: Estratégias de uma Universidade Federal. CONTEXTUS–Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 9, n. 1, 2011.

PETERAF, Margaret A.; BARNEY, Jay B. Unraveling the resource‐based tangle. Managerial and Decision Economics, v. 24, n. 4, p. 309-323, 2003.

SHATTOCK, Michael et al. Managing successful universities. McGraw-Hill Education (UK), 2010.

SILVA, Glessia; DACORSO, Antônio Luiz Rocha. Inovação aberta como uma vantagem competitiva para a micro e pequena empresa. RAI Revista de Administração e Inovação, v. 10, n. 3, p. 251-269, 2013.

SIRMON, David G.; HITT, Michael A. Managing resources: Linking unique resources, management, and wealth creation in family firms. Entrepreneurship theory and practice, v. 27, n. 4, p. 339-358, 2003.

SMITH, Alan D. Making the case for the competitive advantage of corporate social responsibility. Business Strategy Series, 2007.

SRIWIDADI, Teguh et al. Sustainable competitive advantage in private higher education institutions in Indonesia. International Journal of Economics and Management, v. 10, p. 33-47, 2016.

STACEY, R. D. Complexity and organizational reality. London: Routledge.2 ed., 2010.

STACEY, Ralph D. Complexity and creativity in organizations. Berrett-Koehler Publishers, 1996.

STAKE, Robert E. Qualitative case studies. 2005.

SUDIYATNO, INDARTONO, S., & WIBOWO, F. W. VRIO and THES based development of university competitive advantage model in formulating university strategic plan. International Information Institute (Tokyo). Information, v. 20, n. 10A, p. 7275-7283, 2017.

TAGLIAFERRO, Manoela Pierina; REIS, Dálcio Roberto. Credenciamento para a oferta de EaD como fator gerador de inovação e mudança no processo de gestão universitária: um estudo de caso. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 11, n. 2, p. 89-109, 2018.

TURGAY, Tayfun; ALHAWAMDEH, Zead Mustafa. Impact of the strategic statements adopted by Jordanian private universities in relation to their performance. European Scientific Journal, ESJ, v. 9, n. 2, 2013.

VASCONCELOS, Flávio Carvalho; BRITO, Luiz Artur Ledur. Vantagem competitiva: o construto e a métrica. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 2, p. 51-63, 2004.

WANGENGE-OUMA, Gerald; LANGA, Patrício V. Universities and the mobilization of claims of excellence for competitive advantage. Higher Education, v. 59, n. 6, p. 749-764, 2010.

WEICK, K. E. The social psychology of organizing. Reading. MA: Addison Wesley.1979.

WEICK, Karl E. Sensemaking in organizations. Sage, 1995.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso Editora, 2016.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2010.

Publicado

2022-03-15

Edição

Seção

Artigos