Impacto orçamentário do teletrabalho durante a pandemia: estudo em uma instituição federal de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e96000Palavras-chave:
Orçamento Universitário, Pandemia, Teletrabalho, Despesas de CusteioResumo
A contingência da pandemia do COVID-19 impactou a rotina de trabalho de diversas instituições, tanto públicas quanto privadas, sendo o teletrabalho uma das alternativas encontradas para manter as atividades organizacionais. Especificamente no setor público, a adoção emergencial deste regime de trabalho representou alteração passível de ser analisada sob diversas perspectivas, inclusive pelo viés da repercussão orçamentária. Nesse sentido, o presente estudo objetivou avaliar o impacto da adoção do teletrabalho nas despesas de custeio do orçamento de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFE) durante a pandemia. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo por meio da análise dos números divulgados no que tange ao orçamento universitário considerando as informações referentes à execução orçamentária da instituição no período de 2018 a 2022 oriundas de duas bases de dados governamentais. Os principais resultados da aplicação dos testes estatísticos na Instituição Federal de Ensino analisada indicaram haver redução significativa nas despesas de apoio administrativo, combustíveis, diárias, locação, passagens e terceirização, fato que pode estar relacionado com a adoção do teletrabalho durante a pandemia.
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