ChatGPT e desonestidade acadêmica: percepção dos estudantes de contabilidade sobre o seu uso
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e99115Palavras-chave:
Educação Contábil, Inteligência Artificial, ChatGPT, DesonestidadeResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar como os alunos de contabilidade percebem o uso do ChatGPT, para fins acadêmicos, na perspectiva da honestidade. O ChatGPT é uma inteligência artificial capaz de gerar textos em linguagem natural, considerado como disruptivo, dado seu potencial de inovação. Nesse sentido, tem-se discutido a questão comportamental relacionada ao uso do programa para fins acadêmicos. Para o alcance do objetivo, aplicou-se um questionário a 163 estudantes de universidades públicas e privadas e foi usada estatística descritiva, análise de correlação, regressão linear múltipla e logística, e a análise de componentes principais. Os resultados demonstraram que 42,9% dos respondentes admite ter feito cópia parcial das respostas; 31% assinalou que nunca copiou respostas do ChatGPT, mas reescreveu parcialmente o que ele respondeu. A pesquisa também evidenciou a relação entre a percepção de honestidade e o fato de ser ou não usuário do ChatGPT. O trabalho contribui aos estudos anteriores, visto que atualiza o conhecimento sobre a perspectiva dos alunos, no que tange ao seu comportamento; e também às Instituições de Ensino Superior e seus professores, no sentido de compreenderem a percepção dos estudantes e poderem criar mecanismos que diminuam ou inibam o uso do ChatGPT de maneira desonesta.
Referências
AHSAN, K.; AKBAR, S.; KAM, B. Contract cheating in higher education: a systematic literature review and future research agenda. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 47, n. 4, p. 523-539, 2022.
ALSHURAFAT, H.; AL SHBAIL, M.O.; HAMDAN, A.; AL-DMOUR, A.; ENSOUR, W. Factors affecting accounting students’ misuse of chatgpt: an application of the fraud triangle theory. Journal of Financial Reporting and Accounting, 2023.
BONFIM, M. P.; SILVA, C. A. T. Collective dishonesty: an analysis of the group’s influence in the dishonest behavior. Revista de Administração da UNIMEP, v. 19, n. 5, 2021.
BROWN, T.; MANN, B.; RYDER, N.; SUBBIAH, M.; ...; AMODEI, D. Language models are few-shot learners. Advances in neural information processing systems, v. 33, p. 1877-1901, 2020.
BUJAKI, M.; LENTO, C.; SAYED, N. Utilizing professional accounting concepts to understand and respond to academic dishonesty in accounting programs. Journal of Accounting Education, v. 47, p. 28-47, 2019.
COTTON, D. R. E.; COTTON, P. A.; SHIPWAY, J. R. Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, p. 1-12, 2023.
CRIBBEN, I.; ZEINALLI, Y. The Benefits and Limitations of ChatGPT in Business Education and Research: A Focus on Management Science, Operations Management and Data Analytics. 2023. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=4404276. Acesso em: 02 dez. 2023.
DEHOUCHE, N. Plagiarism in the age of massive Generative Pre-trained Transformers (GPT-3). Ethics in Science and Environmental Politics, v. 21, p. 17-23, 2021.
DWIVEDI, Y. K.; KSHETRI, N.; HUGHES, L.; SLADE, E. L.; ...; WRIGHT, R. “So what if ChatGPT wrote it?” Multidisciplinary perspectives on opportunities, challenges and implications of generative conversational AI for research, practice and policy. International Journal of Information Management, v. 71, p. 102642, 2023.
EULERICH, M.; SANATIZADEH, A.; VAKILZADEH, H.; WOOD, D. A. Can Artificial Intelligence Pass Accounting Certification Exams? ChatGPT: CPA, CMA, CIA, and EA?. 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4452175. Acesso em: 07 mar. 2024.
FREITAS, M. M.; SALLABERY, J. D.; SILVA, T. B. J.; ROSA, F. S. Resolução de Problemas Contábeis com o ChatGPT 4. In: International Conference in Management and Accounting, 5., 2023. Anais... International Conference in Management and Accounting, 2023.
FRÓES, R. C.; SILVA, D. M. Desonestidade acadêmica nos programas de pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, v. 32, p. 541-559, 2021.
GARCÍA-PEÑALVO, J. F. The perception of Artificial Intelligence in Educational contexts after the launch of ChatGPT: Disruption or Panic? Education in the Knowledge Society, v. 24, p. 1-9, 2023.
HERDIAN, H.; MILDAENI, I. N.; WAHIDAH, F. R. “There are always ways to cheat” academic dishonesty strategies during online learning. Journal of Learning Theory and Methodology, v. 2, n. 2, p. 60-67, 2021.
HWANG, G. J.; XIE, H.; WAH, B. W.; GASEVIC, D. Vision, challenges, roles and research issues of Artificial Intelligence in Education. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 1, p. 100001, 2020.
MAZAR, N.; AMIR, O.; ARIELY, D. The dishonesty of honest people: A theory of self-concept maintenance. Journal of Marketing Research, v. 45, n. 6, p. 633-644, 2008.
NASU, V. H.; AFONSO, L. E. Relação entre cinismo e expectativa de trapaça na vida acadêmica e profissional: um estudo com alunos de cursos de pós-graduação lato sensu da área de contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 14, n. 3, 2020.
OPENAI. Introducing ChatGPT. 2022. Disponível em: https://openai.com/blog/chatgpt. Acesso em: 07 mar. 2024.
OUYANG, F.; ZHENG, L.; JIAO, P. Artificial intelligence in online higher education: A systematic review of empirical research from 2011 to 2020. Education and Information Technologies, v. 27, n. 6, p. 7893-7925, 2022.
QU, J.; ZHAO, Y.; XIE, Y. Artificial intelligence leads the reform of education models. Systems Research and Behavioral Science, v. 39, n. 3, p. 581-588, 2022.
REDECKER, C. European Framework for the Digital Competence of Educators. Publications Office of the European Union, 2017.
RUDOLPH, J.; TAN, S.; TAN, S. ChatGPT: Bullshit spewer or the end of traditional assessments in higher education?. Journal of Applied Learning and Teaching, v. 6, n. 1, 2023.
SADEGHI, R. The attitude of scholars has not changed towards plagiarism since the medieval period: Definition of plagiarism according to Shams-e-Qays, thirteenth-century Persian literary scientist. Research Ethics, v. 15, n. 2, p. 1-3, 2019.
SOK, S.; HENG, K. ChatGPT for education and research: A review of benefits and risks. 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4378735. Acesso em 02 dez. 2023.
SULLIVAN, M.; KELLY, A.; MCLAUGHLAN, P. ChatGPT in higher education: Consideration for academic integrity and student learning. Journal of Applied Learning & Teaching, v. 6, n. 1, p. 1-10, 2023.
SUSNJAK, T. ChatGPT: The End of Online Exam Integrity?. 2022. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2212.09292. Acesso em: 07 mar. 2024.
VENTAYEN, R. J. M. OpenAI ChatGPT Generated Results: Similarity Index of Artificial Intelligence-Based Contents. 2023. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=4332664. Acesso em: 07 mar. 2024.
WOOD, D. A.; ACHHPILIA, M. P.; ADAMS, M. T.;...; ZOET, E. The ChatGPT Artificial Intelligence Chatbot: How Well Does It Answer Accounting Assessment Questions? Issues in Accounting Education, p. 1-28, 2023.
ZAREMBA, A.; DEMIR, E. ChatGPT: Unlocking the future of NLP in finance. Modern Finance, v. 1, n. 1, p. 93-98, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).