Geração de ideias: aplicação da técnica world café

Conteúdo do artigo principal

Pierry Teza
Viviane Brandão Miguez
Roberto Fabiano Fernandes
João Artur de Souza
Gertrudes Aparecida Dandolini
Aline França de Abreu

Resumo

O presente artigo descreve e analisa a aplicação da técnica “World Café”. A aplicação ocorreu em duas turmas de jovens estudantes de cursos de qualificação profissional e teve como objetivo a geração de ideias para um evento escolar que ocorre anualmente na instituição de ensino. Como resultado, os autores concluem que a técnica teve êxito para a geração de ideias no contexto proposto, possibilitando ao grupo a construção de conhecimento de uma forma descontraída, colaborativa e criativa. Ainda, os autores expõem recomendações para futuras aplicações da técnica.

Detalhes do artigo

Seção
Conhecimento na Inovação
Biografia do Autor

Pierry Teza, Universidade Fedaral de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (FESSC). Formado no curso técnico em Eletrotécnia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) atuando nos cursos de Administração Empresarial e Design. Professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAIsc) atuando no curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Leciona as disciplinas de Sistemas de Informação, Estratégia Empresarial, Mercadologia e Vendas e Composto Promocional. Experiência profissional na área de consultoria técnica e gerenciamento de projetos e obras de engenharia. Membro do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) onde desenvolve pesquisas na área de inovação com foco em Front End da Inovação.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)