Geração de ideias: Uma análise bibliométrica do estado da literatura

Conteúdo do artigo principal

Patrícia Fernanda Dorow
João Artur de Souza
Gertrudes Aparecida Dandolini

Resumo

Geração de ideias é um tema recente de pesquisa, tanto na literatura quanto no meio empresarial. Pesquisas sobre esse tema vêm sendo desenvolvidas mundialmente, em especial em países como a Finlândia. Entretanto, ainda existem poucos estudos que abordam a relação entre geração de ideias e inovação. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura acerca sobre geração de ideias e clarificar os conceitos relacionados a ideias: geração de ideias, ideação e gestão de ideias. Para isso, foi realizada a análise dos conceitos nos artigos que tratavam de ideação, geração de ideias e gestão de ideias. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scopus, Web of Knowledge, EBSCO e Engineering Village. A partir de 928 artigos resultantes das buscas, selecionou-se 210 artigos relacionados ao tema, identificados, sobretudo pela leitura de resumos. Apresentou-se os principais artigos, os autores, países, journals, conferências que mais publicam e as palavras-chave mais utilizadas.  Os resultados indicam os autores e periódicos que mais publicam sobre o tema são indicados também os trabalhos mais citados bem como as tendências gerais da literatura sobre o tema.

Detalhes do artigo

Seção
Conhecimento na Inovação
Biografia do Autor

Patrícia Fernanda Dorow, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento/ UFSC (2013). 

João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento.

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)